O Centro de Inovação e Tecnologia em Aquacultura (CITAQUA), junto ao ECOMARE, ambos situados perto do Jardim Oudinot (Gafanha da Nazaré), está ainda mais perto de se tornar realidade. Foi adjudicada a obra de adaptação da antiga depuradora bivalves, no recinto da Docapesca, às novas valências do CITAQUA, polo de Aveiro da iniciativa Hub Azul – Rede de Infraestruturas para a Economia Azul.
A conclusão da obra, adjudicada à empresa RUCE – Construção e Engenharia Lda., está apontada para o final de dezembro de 2025. Tem um custo de 2,9 milhões de euros e será financiada pelo PRR (Componente C10 – MAR) no âmbito da Rede Hub Azul.
Esta infraestrutura prestará, entre outros serviços, apoio à produção e valorização de micro e macroalgas, assim como de moluscos bivalves (com ênfase para o berbigão e para a ameijoa), assim como serviços para confirmar a origem geográfica dos produtos da pesca e da aquacultura, contribuindo para a rastreabilidade destes produtos e para a sua valorização, assim como no auxílio às autoridades no combate à pesca ilegal, não regulamentada e não declarada. Terá também uma componente forte de capacitação de recursos humanos em parceria com a academia e o tecido empresarial do setor da economia do mar.
O CITAQUA constituir-se-á como o terceiro polo do ECOMARE, a par do Centro de Extensão e de Pesquisa em Aquacultura e Mar (CEPAM) e do Centro de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (CPRAM), liderados pelos investigadores do CESAM/DBIO, Ricardo Calado e Catarina Eira.
(Imagem: simulação em computador do novo edifício (ao centro) junto ao ECOMARE (atrás e à direita))
notícia publicada originalmente em: UA Notícias de 20 fevereiro 2025