CESAM acolhe o seminário “Biometano em Movimento” na Universidade de Aveiro

O CESAM apoiou a realização do seminário “Biometano em Movimento – Soluções Sustentáveis a partir de Resíduos Orgânicos”, realizado a 29 de outubro na Universidade de Aveiro, dedicado à exploração das vias para a valorização de biorresíduos, com benefício ambiental e social.

Este seminário, organizado como atividade do Projeto METO, vencedor do concurso Escola da Energia Universitários da EDP 2025, reuniu especialistas, entidades públicas e privadas e outras partes interessadas, além de investigadores e estudantes, para refletir sobre o presente e o futuro do biometano em Portugal.

A sessão de abertura contou com Paulo Jorge Ferreira, Reitor da Universidade de Aveiro, Amadeu Soares, Diretor do CESAM, Fátima Lopes Alves, Diretora do DAO e Vice-Diretora do CESAM, Vera Pinto Pereira, Presidente da Fundação EDP e João Santos, o estudante coordenador da equipa do projeto METO. Após a sessão de abertura seguiram-se intervenções de Francisco Gírio, Coordenador da Unidade de Investigação de Bioenergia e Biorrefinarias do LNEG, e de Cláudio de Jesus, membro do Conselho de Administração do Grupo Águas de Portugal, bem como de Flávio Silva, investigador do CESAM e professor do Departamento de Ambiente e Ordenamento. O programa encerrou com uma mesa‑redonda dedicada ao futuro da bioenergia.

Amadeu Soares realça que “Quando juntamos universidade, empresas e instituições públicas, conseguimos transformar um desafio ambiental numa oportunidade para a região e para o país. O CESAM continuará a ligar conhecimento a soluções úteis para as pessoas.”

Esta atividade foi desenvolvida no âmbito do Cluster de Investigação 6 (Economia Circular, Otimização dos Recursos e Energia) do CESAM, reforçando a colaboração com parceiros institucionais e empresariais para promover a valorização sustentável de biorresíduos e a transição energética.

<