A 22 de outubro, o CESAM recebeu a visita de uma delegação da FUNDECIT (Angola) e da FCT, no quadro da ação “Instituições de Investigação e Desenvolvimento atrativas e sustentáveis”, financiada pelo programa Diálogos União Europeia – Angola.
Amadeu Soares, diretor do CESAM, refere que, no quadro da visita, foram debatidos a organização do processo, os critérios de avaliação e as práticas de governação científica, reafirmando o compromisso do CESAM com padrões de rigor e transparência. O diretor destacou ainda que foi evidenciada a abordagem institucional, planeada, participada e orientada para a qualidade, bem como a importância de processos avaliativos transparentes e inclusivos.
Esta iniciativa visa promover a partilha de experiências, políticas e práticas relacionadas com a avaliação e sustentabilidade de instituições de I&D. A escolha do CESAM para integrar o conjunto de visitas programadas resultou, entre outros fatores, do reconhecimento da sua relevância científica e do facto de a unidade ter sido muito bem avaliada no último processo de avaliação nacional de unidades de I&D.
Durante a visita, a delegação teve oportunidade de conhecer melhor a missão, a estratégia científica e as dinâmicas de funcionamento do CESAM, bem como de dialogar com a sua equipa sobre práticas e desafios no âmbito dos processos de avaliação.
Esta visita representou um momento relevante de partilha de conhecimento e experiências, reforçando o papel do CESAM no panorama nacional e internacional da investigação em ambiente e mar. No âmbito desta iniciativa, realizou-se igualmente um workshop sobre o tema “Avaliação de instituições de I&D: debates europeus e partilha de experiências”, em Lisboa, no qual o Professor Amadeu Soares, diretor do CESAM, participou numa mesa-redonda dedicada à adaptação dos critérios de avaliação às diferentes realidades institucionais.