Data limite: 28 de outubro 2025
O projeto Europeu AQUARIUS oferece acesso transnacional gratuito a infraestruturas de investigação europeias para apoiar a investigação que contribui para políticas marinhas e de água doce baseadas em dados concretos, com o objetivo final de proteger os ecossistemas, reduzir a poluição e promover uma economia azul sustentável.
Temas
Os projetos devem contribuir para pelo menos um dos objetivos da Missão EU Oceanos nas seguintes regiões:
• Proteger e restaurar os ecossistemas marinhos e de água doce (Atlântico/Ártico e do Danúbio).
• Prevenir e eliminar a poluição dos nossos oceanos, mares e águas (mar Mediterrâneo).
• Tornar a economia azul sustentável neutra em carbono e circular (mar Báltico e mar do Norte).
As infraestruturas oferecidas no AQUARIUS estão classificadas nas seguintes nove categorias:
• Navios de investigação
• Plataformas móveis de observação marinha
• Instalações marítimas fixas
• Instalações de investigação experimental
• Supersites fluviais e bacias
• Aeronaves
• Drones
• Serviços de satélite
• Centros de dados e laboratórios virtuais.
Elegibilidade
Os/As candidatos/as individuais são elegíveis.
Apenas os grupos de utilizadores/as com mais de quatro utilizadores/as de diferentes organizações são obrigados a incluir parceiros/as de, pelo menos, dois países diferentes (com base na afiliação atual).
Candidatos/as da indústria, da academia e da ciência cidadã são bem-vindos.
Embora os/as candidatos/as sejam convidados/as a apresentar propostas que incorporem projetos ambiciosos e integrem várias infraestruturas de investigação, também são bem-vindas candidaturas para projetos menores que solicitem apenas uma única infraestrutura.
O/A líder do grupo de utilizadores (PI) e a maioria dos/as utilizadores/as devem trabalhar num país diferente do(s) país(es) onde a instalação está localizada.
Financiamento
É concedido financiamento para o acesso às infraestruturas de investigação pertencentes aos beneficiários do AQUARIUS. O acesso transnacional às infraestruturas oferecidas no AQUARIUS é gratuito para os grupos de utilizadores/as selecionados. Abrange toda a utilização das infraestruturas, incluindo o apoio logístico, tecnológico e científico a investigadores/as externos/as que utilizam a infraestrutura de investigação. Além disso, inclui os custos diretamente incorridos para implementar o projeto e outros custos operacionais padrão.
Existe também um orçamento para viagens e logística disponível para cada infraestrutura, que contribuirá para as despesas de viagem do grupo de utilizadores/as e para o transporte de equipamento e amostras. O montante pode ser negociado após a avaliação científica positiva da proposta, dependendo dos recursos disponíveis.
Os seguintes custos não são elegíveis:
• Custos adicionais ou de terceiros, tais como custos salariais ou custos com pessoal de qualquer tipo, fabrico de equipamento, reparação e aluguer de equipamento (científico), subcontratação e assistência, custos com vacinação e cuidados de saúde, custos de publicação, despesas gerais e custos de análise e avaliação das amostras ou resultados da investigação após a realização do Acesso Transnacional.
• Custos de seguro ou quaisquer custos adicionais decorrentes de circunstâncias imprevistas relacionadas com viagens (por exemplo, atrasos ou cancelamentos), contas de bar e outros serviços adicionais no local de alojamento.
Duração
Existe um limite de três meses de acesso a cada infraestrutura de investigação, mas há flexibilidade se a razão para um acesso mais longo ou repetido puder ser justificada.
Os projetos devem ser realizados entre 1 de março de 2026 e 31 de dezembro de 2027.
Como concorrer
Para redigir com sucesso a sua candidatura, deve explorar a diversificada gama de instalações marinhas e de água doce disponíveis através do AQUARIUS. Consulte aqui o Catálogo de Infraestruturas de Investigação. Deve ter em conta que cada entrada de infraestrutura inclui informações sobre áreas operacionais e disponibilidade. Confirme se estas correspondem às necessidades do seu projeto antes de concorrer.
A submissão deve ser feita aqui.
Material de apoio
Informações adicionais, incluindo uma lista de perguntas frequentes, podem ser consultadas aqui.