O programa de Acesso Transnacional da iniciativa AQUASERV financia o acesso às principais instalações de investigação da Europa a estudantes de doutoramento, investigadores/as em início de carreira ou investigadores/as afiliados a uma instituição reconhecida. Esta iniciativa acolhe ideias de investigação inovadoras em todas as áreas relacionadas com aquacultura sustentável, pescas, restauração ecológica e economia azul. Este concurso está sempre aberto e será realizada uma sessão de informação no dia 12 de dezembro.
Através da iniciativa AQUASERV, os/as investigadores/as podem ter acesso a alguns dos laboratórios, serviços e instalações de investigação mais avançados da Europa, com todos os custos cobertos, desde viagens e alojamento a consumíveis.
Elegibilidade
Os/As estudantes de doutoramento, investigadores/as em início de carreira ou investigadores/as devem ter um contrato ativo com a instituição de origem, garantindo a cobertura de seguros e outras provisões durante o período de acesso.
Os/As candidatos/as devem ir para um país diferente do país em que está sediado.
A colaboração com o pessoal técnico e de investigação é encorajada, mas não obrigatória.
Como concorrer
Em primeiro lugar, deve explorar todos os serviços disponíveis ou contactar os/as gestores/as de acesso AQUASERV.
O acesso a estes serviços pode ser efetuado através de duas modalidades:
(1) No local: os/as candidatos/as são apoiados/as para se deslocarem a uma das instalações dos parceiros e utilizarem pessoalmente os serviços de investigação que estes prestam. Nesta modalidade, os/as candidatos/as têm a sua viagem e alojamento pagos pelo projeto.
(2) Remoto: os serviços de investigação são prestados pelas instalações dos parceiros, pelo que os/as candidatos/as não são obrigados/as a deslocar-se a esse local. Exemplos de serviços remotos incluem (mas não estão limitados a):
1. Recolha, processamento e envio de amostras e/ou espécimes
2. Identificação taxonómica de espécimes
3. Criação de organismos
4. Procedimentos analíticos
5. Utilização de estirpes de coleções de culturas
Em seguida, é necessário escrever um projeto.
O que se procura é:
– Excelência científica e inovação: ideias de investigação originais e ambiciosas que demonstrem potencial de impacto no mundo real.
– Relevância e conformidade com o programa: projetos que contribuam para a pesca sustentável, aquicultura, restauração ecológica e economia azul.
Avaliação
As candidaturas são avaliadas numa base contínua de quatro em quatro meses, passando por várias fases, como a verificação da elegibilidade e da viabilidade, a análise científica e a avaliação. Todo este processo pode demorar até 4 meses, consoante a complexidade dos serviços solicitados.
Informações de apoio
A iniciativa AQUASERV está a organizar uma sessão de informação online, a 12 de dezembro, das 10:00 às 11:00 CET, para responder a perguntas e mostrar aos/às candidatos/às como se podem candidatar. Inscreva-se aqui.
Informações adicionais podem ser encontradas aqui.