Acesso transnacional na área da aquacultura, restauração ecológica e economia azul

30/11/2025

Datas limite: 31 de março, 31 de julho & 30 de novembro 2025

Através do programa de Acesso Transnacional do projeto Europeu AQUASERV são disponibilizados recursos de ponta e instalações especializadas nos domínios da aquacultura sustentável, das pescas, da restauração ecológica e da economia azul (quer o foco seja na sustentabilidade, segurança alimentar, biotecnologia marinha, saúde dos ecossistemas, poluição ou outros) para investigadores/as (incluindo estudantes de doutoramento). Haverá três ciclos de submissão durante 2025.

Serviços

O projeto Europeu AquaServ fornece um catálogo de serviços que pode ser acessível presencialmente ou virtualmente. A rede do AQUASERV inclui seis infraestruturas de investigação europeias, abrangendo mais de 16 países e cobring os principais mares europeus.

O Acesso Transnacional oferece aos/às investigadores/as a oportunidade de aceder a serviços de investigação avançados em toda a Europa, de forma totalmente gratuita.

Estes serviços incluem:

– Acesso presencial: visita a uma instalação parceira num país diferente do país de origem;

– Acesso remoto a dados e recursos.

Os/As candidatos/as devem apresentar uma proposta de projeto que demonstre inovação e relevância para os serviços.

Elegibilidade

– Podem candidatar-se estudantes de doutoramento, investigadores/as em início de carreira, engenheiros/as ou profissionais de investigação afiliados/as a uma instituição reconhecida.

– A instituição de origem do/a candidato/a principal deve estar localizada num país diferente do serviço selecionado.

– Os/As estudantes de mestrado podem participar se o projeto for dirigido por um/a investigador/a experiente, mas o AQUASERV não cobrirá as suas despesas de viagem e de estadia. Os/As estudantes de licenciatura não são elegíveis.

– Se o projeto for aceite, o/a candidato/a deve concordar em arquivar os dados obtidos em Acesso Aberto e garantir que todas as publicações referenciadas relacionadas sejam também de Acesso Aberto.

Financiamento

Todos os gastos para o Acesso Transnacional estão cobertos para os projetos aceites, incluindo:

– Acesso a instalações de investigação especializadas;

– Materiais de laboratório gerais e consumíveis padrão;

– Viagens, alojamento e subsistência para um máximo de dois utilizadores por projeto.

Como concorrer

Depois de escolher os serviços/infraestruturas pretendidos, o/a candidato/a deve entrar em contacto com o/a gestor/a do serviço (não obrigatório, mas altamente recomendado). Entrar em contacto com um/a gestor/a de acesso na instalação escolhida pode aumentar consideravelmente a qualidade e as hipóteses de aceitação do projeto, uma vez que estes podem fornecer informações específicas sobre os serviços disponíveis, técnicas, consumíveis necessários e eventual apoio em termos de deslocações. Dar este passo atempadamente pode simplificar o planeamento do seu projeto e garantir um acesso sem problemas aos serviços de que necessita.

Após esta etapa, pode candidatar-se aqui.

Materiais de apoio

Pode encontrar informações adicionais aqui.

Se está a pensar candidatar-se, não se esqueça que deve seguir estas orientações. Entre em contacto connosco (cesam-gesciencia@ua.pt) e poderemos prestar-lhe apoio específico.