O convite à apresentação de propostas de investigação Biodiversa+ sobre “soluções baseadas na natureza para a biodiversidade, o bem-estar humano e a mudança transformadora – biodivnbs” será lançado em setembro 

01/04/2024

A Biodiversa+, a Parceria Europeia para a Biodiversidade no âmbito do Horizonte Europa, irá lançar em breve um novo convite transnacional conjunto à investigação sobre soluções baseadas na natureza para a biodiversidade, o bem-estar humano e a mudança transformadora (BiodivNBS). 

Objetivo: 

Apoiar a investigação sobre biodiversidade para compreender melhor os pontos de inflexão, os compromissos e os mecanismos subjacentes que afectam as soluções baseadas na natureza e a sua aplicação bem sucedida no que diz respeito aos benefícios para a natureza, o bem-estar humano e a transformação social. 

As soluções baseadas na natureza são definidas como “acções destinadas a proteger, conservar, restaurar, utilizar e gerir de forma sustentável ecossistemas terrestres, de água doce, costeiros e marinhos naturais ou modificados, que abordam os desafios sociais, económicos e ambientais de forma eficaz e adaptativa, proporcionando simultaneamente bem-estar humano, serviços ecossistémicos, resiliência e benefícios para a biodiversidade” (UNEA/EA.5/Res.5) 

Temas de investigação: 

Sinergias e compromissos de soluções baseadas na natureza no contexto do bem-estar humano; 

Soluções baseadas na natureza que atenuem os factores antropogénicos de perda de biodiversidade; 

A contribuição das soluções baseadas na natureza para uma mudança justa e transformadora. 

O convite abrangerá a investigação transnacional, interdisciplinar, transdisciplinar e intersectorial sobre soluções baseadas na natureza em todas as partes do mundo. Todos os domínios (ou seja, terrestre, marinho, costeiro e de água doce) serão elegíveis. 

Temas de investigação: 

Sinergias e compromissos de soluções baseadas na natureza no contexto do bem-estar humano; 

Soluções baseadas na natureza que atenuam os factores antropogénicos de perda de biodiversidade; 

A contribuição das soluções baseadas na natureza para uma mudança justa e transformadora. 

O convite abrangerá a investigação transnacional, interdisciplinar, transdisciplinar e intersectorial sobre soluções baseadas na natureza em todas as partes do mundo. Todos os domínios (ou seja, terrestre, marinho, costeiro e de água doce) serão elegíveis.  

Etapas do convite: 

Prevê-se que o convite seja lançado oficialmente a 11 de setembro de 2023;Será utilizado um procedimento de candidatura em duas fases, com uma data-limite para a apresentação de pré-propostas no início de novembro de 2023.Será organizada uma primeira avaliação das pré-propostas e o prazo para a apresentação das propostas completas terminará no início de abril de 2024. 

Orientações para a apresentação de propostas: 

As propostas devem ser redigidas em inglês e devem ser apresentadas por via eletrónica; 

As instruções relativas à apresentação, critérios de elegibilidade e avaliação e outras informações relevantes serão publicadas com o anúncio oficial do convite no início de setembro de 2023. 

Consórcios de investigação transnacionais: 

Para serem elegíveis, os consórcios de investigação terão de incluir equipas de um mínimo de 3 países que participem financeiramente no convite, incluindo pelo menos 2 de Estados-Membros da UE ou de países associados à UE; 

Os países que manifestaram um interesse preliminar em participar no convite são: Áustria, Bélgica, Brasil, Bulgária, Canadá (Québec), República Checa, Dinamarca, Estónia, França, Alemanha, Geórgia, Hungria, Islândia, Irlanda, Israel, Itália, Letónia, Lituânia, Moldávia, Marrocos, Noruega, Polónia, Portugal, Roménia, Eslováquia, Eslovénia, África do Sul, Espanha, Suécia, Suíça, Taiwan, Países Baixos, Tunísia e Turquia. 

Critérios de avaliação: 

Adequação ao âmbito do convite, novidade da investigação e impacto na fase 1 (fase de pré-proposta); 

Excelência científica, qualidade e eficiência da implementação (do plano do projeto) e impacto (incluindo o impacto societal esperado (incluindo o impacto político) e a abordagem da participação das partes interessadas) na fase 2 (fase de proposta completa); 

Espera-se que os projectos de investigação sejam transnacionais, inter e transdisciplinares e que mobilizem, conforme necessário, as ciências naturais, as ciências técnicas e as ciências sociais e humanas; 

Em ambas as fases, o valor acrescentado internacional de um projeto apresentado deve ser claramente apresentado; 

A lista detalhada dos critérios de avaliação a utilizar neste convite será publicada no lançamento oficial do convite em setembro. 

Será organizado um webinar informativo para potenciais candidatos no dia 26 de setembro de 2023, das 12:00h às 14:00h (hora de Lisboa). Registe-se aqui