Data limite: 30 de outubro 2025
A rede internacional POLARIN é composta por várias infraestruturas de investigação polar e dos seus serviços, incluindo: estações de investigação no Ártico e na Antártida, navios de investigação e quebra-gelos que operam em ambos os polos, observatórios, infraestruturas de dados e repositórios de núcleos de gelo e sedimentos. A POLARIN proporciona acesso transnacional integrado, a fim de facilitar a investigação interdisciplinar sobre processos complexos. Este concurso inclui acesso presencial ou remoto.
Tipos de acesso e tópicos
• O acesso presencial significa acesso gratuito e transnacional (ou transfronteiriço) a infraestruturas ou instalações de investigação para grupos de utilizadores selecionados. O acesso inclui a utilização das infraestruturas, o apoio logístico, tecnológico e científico e a formação específica para os investigadores que utilizam a infraestrutura.
• O acesso remoto é uma forma de acesso transnacional em que o(s) utilizador(es) não visita(m) fisicamente a infraestrutura/instalação; em vez disso, os utilizadores recebem materiais de referência ou amostras, têm acesso a uma instalação de computação de alto desempenho ou recebem os dados do estudo que o pessoal da infraestrutura/instalação realizou de acordo com o seu plano e protocolo de investigação.
É possível combinar o acesso presencial e o acesso remoto, o que significa que os utilizadores visitam fisicamente a estação e configuram as experiências/monitorização de campo necessárias, após o que o estudo continua a utilizar o acesso remoto.
As propostas devem contribuir para abordar pelo menos uma das seguintes prioridades de investigação fundamentais nas regiões polares:
1. Gelo marinho e oceanos polares no sistema climático
2. Camadas de gelo polares, glaciares e nível do mar
3. Ciclo do carbono terrestre e permafrost
4. Ecossistemas polares e biodiversidade
5. Dinâmica e química da atmosfera
6. Processos e variabilidade paleoclimáticos
7. Humanos, sociedades e mudanças globais
Elegibilidade
O líder do grupo de utilizadores e, pelo menos, 80 % dos utilizadores devem trabalhar em países diferentes daquele(s) onde está sediada a entidade jurídica que opera a infraestrutura solicitada (quando a infraestrutura é composta por várias instalações de investigação, operadas por diferentes entidades jurídicas, esta condição deve aplicar-se a cada instalação), exceto quando o acesso é fornecido por uma organização internacional, o Centro Comum de Investigação (JRC), um ERIC ou entidades jurídicas semelhantes com membros internacionais.
As equipas de utilizadores com mais de quatro utilizadores devem incluir investigadores de, pelo menos, dois países diferentes. O acesso a utilizadores que não trabalhem num Estado-Membro da União Europeia ou num país associado ao Horizonte Europa é limitado a 20 % do total de unidades de acesso fornecidas pelo projeto.
Financiamento
No acesso presencial, a POLARIN cobre:
– A utilização da infraestrutura (para um número limitado de utilizadores), as despesas de subsistência (refeições e alojamento) e outros custos padrão associados à utilização da infraestrutura, tais como o apoio logístico, tecnológico e científico, e a formação específica que é normalmente ministrada a investigadores externos que utilizam a infraestrutura;
– Despesas de viagem dos utilizadores ou grupos de utilizadores selecionados e transporte de equipamento/amostras de e para as IR para os institutos de origem, até ao montante concedido.
No acesso remoto, a POLARIN cobre a utilização da infraestrutura e os custos logísticos.
Os seguintes custos não são elegíveis: custos salariais, fabrico de equipamento, custos de seguro, reparação e aluguer de equipamento (científico), consumíveis, subcontratação e assistência, custos de publicação e despesas gerais.
Duração
A duração máxima do acesso concedido a uma infraestrutura está limitada às unidades de acesso oferecidas no POLARIN e deve, em qualquer caso, ser inferior a três meses. Detalhes de como calcular o orçamento e Unidades de acesso podem ser encontrados aqui.
Como concorrer
As candidaturas são feitas através de uma plataforma dedicada. Antes de se candidatar, é aconselhável contactar o operador da infraestrutura para consultar se a sua proposta é viável.
Material de apoio
A POLARIN realizou um webinar informativo: a gravação e a apresentação estão disponíveis aqui.
Informações detalhadas sobre as infraestruturas e as suas condições de acesso podem ser encontradas no site da POLARIN.
Informações adicionais estão disponíveis aqui.