Financiamento para estadias curtas para investigadores em início de carreira

14/10/2025

Data limite: 14 de outubro 2025

A Network of European Institutes for Advanced Study (NETIAS) criou a iniciativa Constructive Advanced Thinking (CAT) para fomentar equipas de investigadores/as em início de carreira a trabalhar em novas ideias para compreender e enfrentar os desafios sociais atuais ou emergentes. O programa oferece às equipas de investigação financiamento para estadias de investigação de curta duração em diferentes institutos participantes, a fim de desenvolverem as suas ideias e estabelecerem contactos com a comunidade de investigação local. São encorajadas colaborações com partes interessadas fora do meio académico, incluindo a indústria, decisores políticos e ONG. Durante três anos, os/as investigadores/as em início de carreira (incluindo estudantes de doutoramento) podem beneficiar de financiamento para estadias de curta duração.

Tópicos

Os projetos devem abordar questões sociais emergentes.

Financiamento e duração

As equipas participantes beneficiarão de uma série de estadias de investigação de curta duração para intercâmbio e networking nas instituições participantes (consulte a lista aqui). O CAT cobre as despesas de viagem e alojamento para as reuniões da equipa/estadias de trabalho de curta duração nas organizações participantes e, em alguns casos, uma pequena quantia para despesas de investigação. Serão financiadas, no máximo, seis estadias de investigação de até duas semanas cada que devem ocorrer duas a três vezes por ano. O CAT não financia salários.

Elegibilidade

Podem candidatar-se equipas de três a cinco investigadores/as em início de carreira que podem incluir parceiros fora do meio académico. Cada equipa deve incluir participantes de pelo menos dois países diferentes (incluindo países não europeus). Não há restrições quanto à nacionalidade dos participantes.

O/A investigador/a principal deve ocupar um cargo de investigação estável numa instituição de ensino superior e/ou investigação europeia (UE, incluindo o Reino Unido e países associados) durante toda a duração do projeto. O/A investigador/a principal deve ter obtido o doutoramento entre janeiro de 2016 e setembro de 2025. Nenhum membro da equipa pode ter obtido o doutoramento antes de janeiro de 2016.

Os/As estudantes de doutoramento são elegíveis para fazer parte da equipa.

Obrigações

A meio do período do projeto, a continuação do financiamento estará sujeita à aprovação após avaliação de um breve relatório de progresso.

No final do projeto, além da organização de uma ou mais reuniões finais para apresentar os resultados, as equipas CAT deverão produzir um relatório final na forma de texto, vídeo, website ou outro meio de comunicação, que será tornado público.

De acordo com as políticas das organizações participantes, os/as investigadores/as mantêm os direitos de propriedade intelectual sobre o seu trabalho.

Como concorrer

As propostas devem ser enviadas através de uma plataforma de candidatura específica

A equipa deve fornecer cartas de apoio de investigadores/as de renome internacional (que não façam parte da equipa); adicionalmente, pode fornecer uma ou mais cartas de apoio de organizações interessadas (decisores políticos, indústria, ONG, etc.).

Os CVs de todos os membros da equipa devem ser anexados.

Material de apoio

Informações adicionais, incluindo projetos selecionados em edições passadas, podem ser encontradas aqui.

<