Data limite: 14 de janeiro 2025
Foi lançado o concurso ‘Researchers at Risk’ para 2024, financiado pelas Marie Sklodowska-Curie Actions (MSCA). O concurso pretende dar mais apoio às organizações nacionais e internacionais que trabalham com investigadores/as em risco e que pretendem melhorar e profissionalizar as suas atividades. O apoio deve facilitar e reforçar a cooperação e as ligações entre iniciativas e programas europeus, nacionais e institucionais, promovendo a sensibilização para as razões pelas quais os/as investigadores/as estão em risco, bem como a identificação e apresentação das melhores soluções para os desafios com que estes/as investigadores/as são confrontados.
Os/As investigadores/as em risco incluem investigadores/as e docentes em todas as fases de carreira que estão a sofrer ameaças à sua vida, liberdade ou carreira de investigação, e aqueles/as que são forçados/as a fugir ou foram deslocados/as devido a essas ameaças. Alguns/mas investigadores/as em risco possuem o estatuto de refugiado, asilo ou semelhante. São também elegíveis as pessoas que procuram a assistência de ONG especializadas no domínio da proteção de investigadores/as, fora do processo de refugiados, que procuram ou possuem vistos temporários/licenças de trabalho através de posições de investigador/professor visitante em instituições de acolhimento na Europa ou noutros locais, fora dos seus países de origem.
A EU disponibilizará 1,5 M€ ao longo de 36 meses para esta ação.
A candidatura deve ser efetuada através do Funding and Tenders Portal (HORIZON-MSCA-2024-RR-01).
Se conhecer alguém que se encontre nesta situação que queira fazer parte da comunidade CESAM, entre em contacto connosco (cesam-gesciencia@ua.pt).