No passado dia 6 de Setembro o Navio de Investigação Mário Ruivo fez escala no Porto de Aveiro, no decorrer da campanha de mar do projeto “Technical studies for offshore energy potential”, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência PRR, onde recebeu a delegação parlamentar norueguesa, liderada pela embaixadora da Noruega em Portugal, Hanne Bruscetto. A iniciativa assinala os 100 anos de cooperação entre os dois países na área da investigação oceanográfica.
No mesmo dia, o anfitrião e presidente do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Prof. José Guerreiro recebeu os presidentes das câmaras municipais de Aveiro e Ílhavo, Eng. José Ribau Esteves e Eng. João Campolargo, respetivamente, o presidente do Concelho de Administração do Porto de Aveiro, Dr. Eduardo Feio, e o coordenador científico do CESAM – Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, da Universidade de Aveiro, Prof. Amadeu Soares, bem como investigadores e técnicos do CESAM que subiram a bordo do navio multidisciplinar de pesquisa oceanográfica e pesqueira (ver noticia – aqui).
Uma iniciativa que ilustra a relação de cooperação entre o CESAM-UA e o IPMA, refletida na presença de investigadores do CESAM-UA na primeira missão oceanográfica, onde pela primeira vez, participaram investigadores de todos os Laboratórios Associados da Área do Mar. (ver noticia – aqui).
Esta campanha de investigação multidisciplinar foi determinante para a caracterização da biodiversidade e habitats nos montes submarinos do Complexo Geológico Madeira-Tore e dos montes submarinos adjacentes, permitindo ainda identificar novas áreas de elevado interesse para a conservação da biodiversidade na região e constituir a base científica de suporte ao planeamento e à gestão das atuais e futuras áreas classificadas.