No próximo dia 23 de novembro, às 15h, a Junta de Freguesia da Torreira será palco de um encontro especial entre mariscadoras da Ria de Aveiro e as Guardiãs do Mar do estuário do Sado. Este evento incidirá sobre o “moliço”, onde as participantes terão a oportunidade de partilhar histórias e preocupações de quem depende das pradarias marinhas para a sua subsistência através da pesca e da mariscagem.
A iniciativa, que conta com a colaboração da associação Ocean Alive, é realizada no âmbito do LIFE SeagrassRIAwild, projeto coordenado pelo CESAM e Universidade de Aveiro, e que visa criar uma rede de “Guardiãs da Ria”. O projeto é cofinanciado pela União Europeia através do programa LIFE, tendo como objetivo reverter o declínio da erva marinha fita (Zostera marina) na Ria de Aveiro, através de soluções baseadas na natureza.
Este evento promete ser uma oportunidade valiosa para aumentar a sensibilização sobre a importância das pradarias marinhas e os desafios enfrentados por aqueles que dependem deste ecossistema vital.
Consulte o programa aqui