No próximo dia 19 de maio de 2023, entre as 12:30 e as 13:30, no anfiteatro 9.1.1 (DEMaC), decorrerá mais uma edição do “Ocean Break”, série de seminários ligados à investigação sobre o mar feita no CESAM.
Desta vez, a investigadora Luísa Magalhães (CESAM/DBio) irá abordar o impacto das doenças parasitárias na exploração de bivalves e as respetivas estratégias de gestão.
Os bivalves são um importante recurso económico para as comunidades costeiras, representando cerca de 20% das capturas totais europeias. Em Portugal, são tradicionalmente colhidos por pequenas associações de pesca. Estes animais são também considerados espécies chave no seu ambiente. No entanto, devido à sobrepesca, gestão ineficiente, deterioração ambiental e emergência de doenças, as populações de bivalves têm vindo a diminuir.
Nesta sessão do Ocean Break, serão apresentados resultados de projetos de investigação anteriores, como o COACH, enquanto se discutem novas perspetivas, como o UNTIE, recentemente financiado pelo Prémio FLAD Science.
Este seminário é uma organização conjunta entre três grupos de investigação do CESAM: CDEC (Ecologia e Conservação dos Ecossistemas Costeiros e de Mar Profundo), MBA (Biotecnologia Marinha e Aquacultura), POMG (Oceanografia Física e Geologia Marinha). A entrada é livre a todos os interessados.