Incêndios e qualidade do ar – Investigadoras do CESAM/DAO na CNN Portugal

Numa semana difícil em várias regiões do país devido à ocorrência de inúmeros incêndios com consequências trágicas para as populações afetadas, investigadoras do CESAM e do Departamento de Ambiente e Ordenamento (DAO) da Universidade de Aveiro foram entrevistadas pelo canal televisivo CNN Portugal, sobre o impacto dos incêndios na qualidade do ar.

Célia Alves, investigadora coordenadora no CESAM/DAO, destaca o facto de a qualidade do ar nas regiões Norte e Centro do país ser de má ou muito má qualidade. A investigadora refere ainda que, tal como acontece com o risco de incêndio, as populações deveriam ser alertadas via telemóvel para o risco de degradação da qualidade do ar. A entrevista pode ser vista na íntegra aqui.

Também Alexandra Monteiro, investigadora auxiliar no CESAM/DAO, destaca a degradação da qualidade do ar no distrito de Aveiro como consequência dos incêndios, reforçando a importância de as pessoas se protegerem, especialmente idosos, crianças e pessoas com doenças respiratórias crónicas. A entrevista pode ser vista na íntegra aqui.

É de salientar que o CESAM tem desenvolvido diversos projetos de investigação relacionados com a temática do fogo, em vertentes tão diversas como a qualidade do ar, o ordenamento do território e o restauro ecológico.