Rafael Duarte, investigador do CESAM e do Departamento de Biologia (DBio), especialista em ecologia e fisiologia animal, assina artigo na Nature sobre os custos metabólicos da mudança de cor nos polvos.
Reconhecido pela sua experiência e contributo no estudo da pigmentação e coloração em animais, Rafael Duarte foi convidado pela Nature para escrever um artigo na secção News & Views. Nele, analisa um estudo recentemente publicado na revista PNAS, intitulado High Energetic Cost of Colour Change in Octopuses. Este estudo demonstrou que um polvo de 100 gramas gasta quase tanta energia para alterar a sua cor como para manter todo o seu metabolismo em repouso.
Esta descoberta ajuda a explicar por que motivo os polvos utilizam a mudança de cor apenas quando essencial, influenciando diretamente o seu comportamento e ecologia. O artigo de Rafael Duarte destaca a importância da investigação sobre os custos energéticos das adaptações biológicas e como este conhecimento pode aprofundar a nossa compreensão dos processos evolutivos e fisiológicos dos organismos com adaptações cromáticas complexas.
Pode aceder ao artigo de Rafael Duarte aqui.