Investigadoras CESAM estudam o impacto social e económico de produtos à base de insetos

Investigadoras do CESAM/DAO estão a desenvolver um estudo que visa analisar os impactos sociais e económicos associados às cadeias de valor de novos produtos bioindustriais derivados de insetos, no Work Package “One Health” inserido no âmbito da Agenda Mobilizadora InsectERA.

O WorkPackage liderado por Paula Quinteiro, conta com a colaboração das investigadoras Marta Ferreira Dias, Ana Cláudia Dias, Ana Fonseca e Sara Silva está a ser desenvolvido um estudo procura identificar indicadores sociais e económicos relevantes para consumidores, comunidades locais e outros stakeholders.

Para recolher esta informação, a equipa convida consumidores e comunidades locais a responderem a um questionário online, concebido segundo as diretrizes internacionais da UNEP/SETAC (2020) e adaptados à realidade portuguesa da produção de insetos. Os inquéritos abordam temas como emprego, desenvolvimento regional, benefícios económicos, perceções dos consumidores e estratégias para mitigar impactos, assegurando que a sustentabilidade e a competitividade do setor são devidamente avaliadas.

Todos os interessados podem participar através dos seguintes links:

Estes dados serão integrados numa Avaliação da Sustentabilidade do Ciclo de Vida (ASCV), permitindo uma análise abrangente sobre o contributo deste setor emergente para a economia circular e para a transição verde.

A Agenda InsectERA visa fomentar a economia circular e alavancar o desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços baseados em I&D e inovação, com elevado valor acrescentado e incorporação de conhecimento e tecnologia, permitindo enfrentar o desafio da transição verde para a sustentabilidade ambiental. A Agenda é uma das 21 Agendas Mobilizadoras/Verdes para a Inovação Empresarial do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) em que a UA participa.

Notícia Original em: Notícias UA, 10 de Outubro de 2025

<