Projeto A-AAGORA vence o Prémio Atlantic Project Awards 2024 na categoria Cooperação Internacional

O Projeto A-AAGORA foi galardoado com o Prémio Atlantic Project Awards 2024, na categoria de Cooperação Internacional. A cerimónia de entrega do prémio decorreu no dia 22 de novembro durante a 11.ª Conferência da Plataforma de Stakeholders do Atlântico (ASPC 2024), em Bordéus, França.

No A-AAGORA, a génese da cooperação internacional remonta ao conceito de ÁGORA da Grécia antiga, “espaço aberto para reunião”, que se quer ver alargada às bacias do Atlântico-Ártico. Uma grande ÁGORA onde três laboratórios vivos, situados no norte da Noruega, na Irlanda e em Portugal, são agora palco de soluções inovadoras co-desenvolvidas e validadas com os atores locais. Inserido na Missão Restauro dos Oceanos e Águas da Comissão Europeia, a cooperação internacional estende-se ainda às regiões associadas que vão da Islândia ao Chipre, envolvendo as quatro bacias marítimas europeias.

As investigadoras Dionísia Laranjeiro e Mariana Pinho receberam o prémio em representação da coordenação científica e em nome de todos os envolvidos.

O prémio reconhece as contribuições significativas do projeto para enfrentar os desafios nos ecossistemas marinhos e costeiros por meio de abordagens colaborativas e inovadoras.