A equipa do projeto CCforBio, coordenada pela Investigadora Bruna Oliveira (CESAM/DAO), foi convidada pela Escola Secundária Adolfo Portela, através do aluno David Alves, a dinamizar uma ação de formação em restauro ecológico, no âmbito do projeto de Cidadania e Desenvolvimento.
A iniciativa teve início com uma sessão teórica na escola, que contou com a participação da Associação Florestal do Baixo Vouga, e culminou com a plantação de 350 árvores folhosas na área de estudo do CCforBio, situada na Mata Nacional das Dunas de Quiaios. Esta ação constituiu uma oportunidade significativa para a aplicação de conhecimento científico à recuperação ecológica, promovendo boas práticas de gestão ambiental e reforçando a importância da reflorestação com espécies nativas.
A realização deste tipo de atividades reveste-se de particular relevância para o CESAM, o Departamento de Ambiente e Ordenamento (DAO) e a Universidade de Aveiro, na medida em que fomenta a sensibilização ambiental, estimula a participação ativa da comunidade jovem na conservação da biodiversidade e contribui para a disseminação de conhecimento científico aplicado à sustentabilidade. Estas iniciativas refletem o compromisso contínuo destas instituições com a promoção de soluções baseadas na ciência para a preservação dos ecossistemas e a educação ambiental.
@fundação Belmiro de Azevedo
@fundação para a ciência e tecnologia
@associação florestal do baixo vouga (AFBV)
@pefc
@icnf
@centro PINUS


