As consequências ambientais do constante crescimento da população urbana constituem um dos maiores desafios dos nossos tempos. Adicionalmente, as alterações climáticas causaram mais problemas ambientais, sociais e económicos. Entre esses problemas estão a poluição do ar e o aquecimento das áreas urbanas, que provocam taxas de morbidade e mortalidade elevadas. Uma das medidas de adaptação sugerida como uma maneira sustentável para enfrentar os desafios atuais e futuros são as soluções baseadas na natureza (NBS).
O SAGE é um projeto de investigação exploratório que visa avaliar os efeitos, a curto e longo prazo, dos telhados verdes na qualidade do ar urbano, em clima atual e futuro na cidade de Eindhoven (Países Baixos). Considerando as alterações na dinâmica populacional, gentrificação e compactação urbana causados pelas NBS e que vão afetar as emissões de poluentes atmosféricos a longo prazo.
O potencial das NBS não se limita à qualidade do ar, mas também aos co-benefícios para a compactação urbana e a saúde da população, sendo estes por vezes negligenciados e com interesse particular quando consideramos os impactes das alterações climáticas. Assim, o projeto SAGE vai realizar uma avaliação holística dos co-benefícios para a saúde, tendo em conta a relação entre a saúde e a qualidade do ar, mas também o calor urbano e o bem-estar.
Os resultados esperados podem ser resumidos em três pontos inovadores, que vão promover um avanço no estado da arte e contribuir para o processo de tomada de decisão relativo à implementação de NBS:
1. criação de uma metodologia inovadora para avaliar NBS à escala urbana;
2. quantificar os efeitos a curto e longo prazo dos telhados verdes na qualidade do ar, através de uma visão interdisciplinar;
3. avaliar os co-benefícios das NBS para a saúde com uma abordagem holística.
