SAGE – Avaliação dos efeitos socioeconómicos e de uso do solo dos telhados verdes na qualidade do ar urbano através de modelação integrada

Coordenador

Ana Filipa Isidoro Ascenso

Programa

Concurso de Projetos Exploratórios em Todos os Domínios Científicos 2023

Datas

01/01/2025 - 31/12/2025

Financiamento para o CESAM

49 892 €

Financiamento Total

49 892 €

Entidade Financiadora

Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT)

Instituição Proponente

Universidade de Aveiro (PT)

As consequências ambientais do constante crescimento da população urbana constituem um dos maiores desafios dos nossos tempos. Adicionalmente, as alterações climáticas causaram mais problemas ambientais, sociais e económicos. Entre esses problemas estão a poluição do ar e o aquecimento das áreas urbanas, que provocam taxas de morbidade e mortalidade elevadas. Uma das medidas de adaptação sugerida como uma maneira sustentável para enfrentar os desafios atuais e futuros são as soluções baseadas na natureza (NBS).

O SAGE é um projeto de investigação exploratório que visa avaliar os efeitos, a curto e longo prazo, dos telhados verdes na qualidade do ar urbano, em clima atual e futuro na cidade de Eindhoven (Países Baixos). Considerando as alterações na dinâmica populacional, gentrificação e compactação urbana causados pelas NBS e que vão afetar as emissões de poluentes atmosféricos a longo prazo.

O potencial das NBS não se limita à qualidade do ar, mas também aos co-benefícios para a compactação urbana e a saúde da população, sendo estes por vezes negligenciados e com interesse particular quando consideramos os impactes das alterações climáticas. Assim, o projeto SAGE vai realizar uma avaliação holística dos co-benefícios para a saúde, tendo em conta a relação entre a saúde e a qualidade do ar, mas também o calor urbano e o bem-estar.

Os resultados esperados podem ser resumidos em três pontos inovadores, que vão promover um avanço no estado da arte e contribuir para o processo de tomada de decisão relativo à implementação de NBS:

1. criação de uma metodologia inovadora para avaliar NBS à escala urbana;

2. quantificar os efeitos a curto e longo prazo dos telhados verdes na qualidade do ar, através de uma visão interdisciplinar;

3. avaliar os co-benefícios das NBS para a saúde com uma abordagem holística.

membros do CESAM no projeto