Sistema de modelação do comportamento do fumo de incêndios florestais desenvolvido por investigadores do CESAM/DAO

Recentemente, Portugal foi assolado por um evento meteorológico extremo conduzindo à existência de grandes incêndios. Para além do fogo, um dos efeitos nocivos dos grandes incêndios é a deterioração da qualidade do ar, devido ao imenso fumo que é produzido, com consequências graves para a saúde pública. Por isso, prever o comportamento do fumo resultante de incêndios florestais é fundamental para a aplicação de medidas atempadas que conduzam à minimização dos seus efeitos sobre as populações.

Um projeto inovador, de investigadores do CESAM e do Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro, designado FIRESMOKE – Sistema de modelação do comportamento do fumo de incêndios florestais, está a desenvolver um sistema de prognóstico com base num modelo de previsão do estado do tempo e de qualidade do ar, que simula também a propagação do fogo desde o solo às copas das árvores e avalia os riscos para a saúde pública.

Como resultado deste projeto pretende-se ainda disponibilizar, na web, um sistema de previsão do comportamento do fumo e dos seus impactos. Esta disponibilização do sistema de previsão é essencial para a divulgação do conhecimento científico produzido, sendo uma ferramenta de informação para os gestores do território e para as populações.

Numa perspetiva de transferência de conhecimento para a sociedade os resultados do projeto estão disponíveis na página web do FIRESMOKE, onde também se encontram documentos explicativos sobre a utilização do modelo desenvolvido e as metodologias utilizadas para o criar. Deste modo, os resultados do sistema de modelação serão disponibilizados através duma ferramenta de visualização, que permitirá aceder a informação sobre a progressão do fogo, as concentrações de poluentes que lhe estão associadas, bem como alertas de ignição potencial de fogo.

O modelo criado no âmbito do projeto FIRESMOKE é uma ferramenta fundamental de apoio à estratégia nacional de prevenção de risco de fumo em incêndios florestais.