Entre 10 e 14 de julho decorreu na Universidade de Aveiro, a 7ª edição do Curso Avançado de Escrita e Comunicação Científica. A edição de 2023 teve a organização conjunta do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM), do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro (DBIO) e da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade Católica Portuguesa (UCP).
“Esta edição, em que celebramos o décimo aniversário do curso, reveste-se de um significado especial: depois de 10 anos percebemos que as necessidades de formação a nível da comunicação de ciência (em todas as suas vertentes) são crescentes e que os (nossos) investigadores estão cada vez mais interessados em comunicar melhor a ciência de excelência que desenvolvem não só para os seus pares, mas para públicos cada vez mais diversificados” refere Ana Cristina Esteves, uma das organizadoras deste curso avançado.
Tendo esgotado as inscrições vários meses antes da data-limite, o curso contou com 25 participantes oriundos de diferentes cidades e organizações. Ao longo de cincos dias, estes participantes interagiram com diversos especialistas e exploraram diferentes ferramentas para desenvolvimento de competências tanto ao nível da escrita científica, como da comunicação com o público não especializado. De acordo com Ana Sofia Duarte da Universidade Católica Portuguesa (UCP), também ela membro da organização do evento, “o curso tem como grande objetivo dar resposta à necessidade que os nossos investigadores sentem (desde alunos ainda em fase inicial de formação até investigadores já doutorados) de contribuir ativamente para a sociedade. Assim o que lhes damos, é uma panóplia de ferramentas que podem utilizar para comunicar a sua ciência. Incluímos sessões sobre a vertente mais formal da comunicação – como a escrita de artigos científicos – até à comunicação com públicos não especializados.”.
Na componente do programa mais orientado para a escrita científica, Isabel Henriques (Universidade de Coimbra), Paula Fonseca (Instituto Politécnico de Viseu), Ana Sofia Duarte (UCP), Ana Cristina Esteves e Joana Pereira (CESAM/DBIO) abordaram temáticas relacionadas com a bibliometria, a escrita e revisão de artigos científicos. Por sua vez, na componente com maior enfoque na comunicação oral e com recurso a elementos visuais, Marta Tacão (CESAM/DBIO), Sara Costa (UCP), Norberto Amaral (CULTIV), Manuel Valença (CESAM), Renata Pinto (PR INFLUENCER) e Miguel Leal (CESAM & Science Crunchers), discutiram a importância da comunicação verbal e não-verbal e as especificidades da relação entre os investigadores e o ecossistema mediático nacional (jornalistas, meios de comunicação social, redes sociais, gabinetes e empresas de comunicação), assim como a produção de posters e resumos gráficos científicos.
Duas das sessões integradas no programa foram ainda abertas à participação de todos os interessados: “Desinformação e Pseudociência” por Diana Barbosa (Universidade Nova de Lisboa) e a mesa-redonda “Comunicação de ciência para crianças e jovens” com Anna Moura (UCP), Inês Ferreira Guedes (Centro de Ciência Viva Lagos), Joana Bordalo (Native Scientists), Ana Hilário e Sofia Ramalho (CESAM/DBIO).
Como refere um dos alunos (no inquérito anónimo realizado no final do curso): “Gostei imenso. Não alterava nada. As temáticas muito importantes que irão certamente alterar a minha forma de fazer as coisas. Aprendi muito”.
Dado o interesse e a receção positiva que este curso tem tido entre participantes, “estamos já a preparar a próxima edição: para além dos temas base que são sempre oferecidos neste curso, tentamos sempre trazer novos temas neste tópicos e novos convidados, fazendo questão de garantir que algumas das sessões sejam abertas à comunidade académica” finaliza Marta Tacão membro da organização deste curso avançado.
Texto por: CESAM em colaboração com Ana Cristina Esteves (CESAM/DBIO), Marta Tacão (CESAM/DBIO) e Ana Sofia Duarte (UCP).