Infraestruturas Próprias

Viaturas de apoio à investigação

O CESAM possui duas viaturas de apoio à investigação de modelo Toyota Hilux, com dois e cinco lugares.

Para requisitar o uso das viaturas de apoio aqui.

Embarcação NEREIDE para realizar trabalho de investigação científica com 9.5 m de comprimento e 3 m de boca, com capacidade para 8 pessoas

A embarcação está equipada com um pau-de-carga, com sistema hidráulico, para movimentação dos instrumentos a bordo, que permite içar/arriar carga até 300 kg, bem como, girar, sensivelmente 350º. O guincho está provido com 300 m de cabo de aço e um sistema de contagem de largada de cabo, permitindo operações de descida/subida de sondas tipo CTD e similares até uma profundidade máxima de 200 m, a uma velocidade de aproximadamente 1 m/s.

A embarcação está equipada permanentemente com um gerador de energia elétrica monofásico autónomo de 230 V, com uma autonomia mínima de 3 horas, suprindo cerca de 7.0 kW de potência.

Esta embarcação dispõe de instrumentação oceanográfica, geofísica e hidrográfica capaz de fornecer dados de caráter multi e transdisciplinar.

O procedimento para requisitar o uso da embarcação pode ser consultado aqui.

Laboratórios

O CESAM possui 2 laboratórios para além das infraestruturas associadas aos departamentos das Universidades:

  • Laboratório piso 3 do Edifício III, Universidade de Aveiro
  • Laboratório edifício 37, Universidade de Aveiro

As instalações laboratoriais, possuem todo o equipamento necessário para desenvolver investigação nas áreas da oceanografia física, geologia marinha, meteorologia, hidrologia, química analítica e ambiental, qualidade da atmosfera, genómica, toxicologia, ecotoxicologia, biodiversidade, ecologia e gestão e planeamento costeiros.

O procedimento para solicitação de acesso às instalações laboratoriais pode ser consultado aqui.

Sistema de mesocosmos aquáticos

Este sistema de mesocosmos permite a manipulação experimental, de uma forma versátil, de parâmetros ambientais (químicos e físicos) e de cenários ecológicos que podem afetar as comunidades aquáticas e o funcionamento dos ecossistemas. O sistema é composto por 36 canais e foi desenvolvido para que os investigadores possam trabalhar com uma grande variedade de configurações e estudarem questões específicas. Cada sistema modular é composto por 3 canais de vidro (0,225 m x 2,000 m x 0,200 m, A x C x L) suportando um máximo de volume funcional de cerca de 80 L, e foi desenhado para poder ser usado com ou sem sedimento. O sistema pode trabalhar em regime de recirculação total ou parcial: os tanques estão ligados a uma bomba de filtração comum (0,500 m x 0,900 m x 0,630 m, A x C x L) que opera no máximo 280 L de água. A concepção do sistema permite usar diferentes tipos de poluentes, controlar fatores abióticos (temperatura da água e do ar, fluxo, química da água, nutrição, fotoperíodo, intensidade da luz, etc.) e usar desenhos experimentais estatisticamente robustos (replicação) para a investigação em ecologia e ecotoxicologia de comunidades.