O Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) possui uma estrutura orgânica com o objetivo de garantir o seu funcionamento eficiente e de acordo com o Regulamento do CESAM. São três os órgãos de gestão: o Coordenador Científico, o Conselho Científico e a Comissão Externa de Aconselhamento.
- O Coordenador Científico tem a responsabilidade de direção, gestão e administração do CESAM, de acordo com a legislação e regulamentos aplicáveis. As suas funções constam do artigo 7º do regulamento do CESAM. O Coordenador é coadjuvado por até cinco vice-coordenadores, que nomeia, aos quais pode atribuir competências específicas.
- O Conselho Científico do CESAM é composto por todos os membros integrados e é presidido pelo Coordenador Científico. Funciona em Plenário ou em Comissão Coordenadora, à qual o plenário pode delegar algumas das suas competências. As funções do Conselho Científico estão descritas no artigo 9º do regulamento do CESAM.
- A Comissão Externa de Aconselhamento do CESAM é composta por três a cinco personalidades externas, nacionais e estrangeiras, com reconhecido mérito internacional nas áreas científicas relevantes. Essas personalidades são propostas pelo Coordenador Científico e aprovadas pelo Conselho Científico As suas funções estão descritas no artigo 10º do regulamento do CESAM.
Em termos de estrutura científica, o CESAM é composto por 4 Linhas Temáticas de Investigação e 12 Grupos de Investigação. Os Coordenadores das Linhas Temáticas são nomeados diretamente pela Coordenação, enquanto os Coordenadores dos Grupos de Investigação são nomeados pela Coordenação, sob proposta dos respetivos grupos.
Para mais informações recomenda-se a consulta do Regulamento, disponível aqui.