
Ajude a colocar os animais do solo no mapa!
A ação de custos EUdaphobase – European Soil-Biology Data Warehouse for Soil Protection, onde a investigadora do CESAM Susana Loureiro é um dos membros do Comité de Gestão em representação de Portugal, anunciou um convite à colaboração para a criação do Atlas Europeu da Fauna do Solo. O objetivo do EUdaphobase é estabelecer um armazém pan-europeu de dados e conhecimentos sobre a biologia do solo, que possa ser utilizado para compreender, proteger e gerir de forma sustentável os solos, a sua biodiversidade e funções.
Atlas Europeu da Fauna do Solo
A biodiversidade do solo e, em particular, a fauna do solo, são responsáveis por funções essenciais do solo que conduzem a serviços ecossistémicos cruciais. Muitas actividades de investigação produziram dados, que se encontram amplamente dispersos e não estão facilmente disponíveis. A sua reutilização é limitada. Assim, este Atlas tem como objetivo reunir o máximo de dados disponíveis sobre a fauna do solo (micro, meso e macrofauna) do território europeu para co-criar o primeiro Atlas Europeu da Fauna do Solo abrangente.
Siga estes passos para se tornar um cocriador da iniciativa Atlas
PASSO 01 – PREENCHER O QUESTIONÁRIO
O questionário do Atlas recolhe informações sobre potenciais fornecedores de dados.
PASSO 02 – UTILIZAR O MODELO DE DADOS
Ao concordar em fornecer dados para o Atlas, receberá por correio eletrónico um modelo de dados e instruções. Deve preencher o modelo e enviá-lo no prazo de 2 meses.
ETAPA 03 – OS SEUS DADOSOs seus dados serão revistos e utilizados para análise e criação dos mapas do Atlas. Mediante consentimento, os seus dados podem também ser carregados no armazém de dados Edaphobase.
ETAPA 04 – MAPAS DA FAUNA DO SOLOA recolha do conjunto de dados permitirá apresentar o estado atual da distribuição da fauna do solo e a sua relação com a utilização das terras, as características do solo e o clima.A data limite é 31 de dezembro de 2023.
Mais informações AQUI.