
Data limite: 16 de abril 2025
Está aberto o concurso para Bolsas de Doutoramento financiado pela FCT. À semelhança das edições anteriores, existem duas linhas de financiamento: i) linha de candidatura geral, para candidaturas em todas as áreas científicas e com trabalho de investigação a desenvolver em instituições científicas e académicas; ii) linha de candidatura específica para bolsas de investigação cujos planos de trabalhos decorram parcialmente numa ou mais entidades não académicas (ENA). O número total de bolsas a atribuir é de 1550, das quais 550 serão alocadas à linha de candidatura específica para trabalhos em ENA. Adicionalmente, serão ainda atribuídas bolsas de investigação para doutoramento em ambiente não académico no âmbito de Cátedras Não Académicas (NA) financiadas ao abrigo do programa FCT-Tenure, a todos/as os/as candidatos/as elegíveis abrangidos por este programa, cuja candidatura seja avaliada com uma classificação final igual ou superior a três valores.
Tipos de bolsas
Linha de candidatura geral: As atividades de investigação desenvolvem-se maioritariamente em ambiente académico. O plano de trabalhos poderá decorrer integralmente numa instituição nacional (bolsa no país), de forma parcial, prevendo a permanência numa instituição estrangeira (bolsa mista), ou integralmente numa instituição estrangeira (bolsa no estrangeiro), neste último caso apenas se demonstrada a inexistência do necessário expertise em instituições de acolhimento portuguesas ou com representação em Portugal.
Linha de candidatura específica em ambiente não académico: As atividades de investigação desenvolvem-se maioritariamente em ambiente não académico, entendendo-se como tal candidaturas cujo plano de trabalhos seja desenvolvido em estreita articulação com entidades não académicas, que deverão acolher os/as bolseiros/as durante uma parte considerável do seu trabalho conducente à obtenção do grau de doutor.
Nas várias configurações de acolhimento que esta linha possibilita é indispensável a inclusão de pelo menos uma instituição de acolhimento não académica com atividade em Portugal e uma instituição de acolhimento académica (nacional ou estrangeira), assim como um/a orientador/a científico/a de cada uma destas instituições.
Elegibilidade
Só podem concorrer a bolsa de investigação para doutoramento pessoas que:
- Não tenham beneficiado de uma bolsa de investigação para doutoramento ou de doutoramento em empresas diretamente financiada pela FCT, qualquer que tenha sido a respetiva duração;
- Nunca tenham obtido o grau académico de doutor;
- Residam em Portugal de forma permanente e habitual, caso o plano de trabalhos da bolsa requerida decorra parcial ou integralmente em instituições estrangeiras (bolsa mista ou no estrangeiro), requisito aplicável tanto a quem tenha cidadania portuguesa como estrangeira.
Financiamento
As Bolsas de Investigação para Doutoramento destinam-se a financiar a realização, pelo/a bolseiro/a, de atividades de investigação conducentes à obtenção do grau académico de doutor.
A cada bolseiro/a é atribuído um subsídio mensal de manutenção, cujo montante varia consoante exerça a sua atividade no país ou no estrangeiro (ver tabela). Todos/as os/as bolseiros/as usufruem de um seguro de acidentes pessoais relativamente às atividades de investigação, suportado pela respetiva entidade contratante. A bolsa pode ainda incluir outras componentes, incluindo o Seguro Social Voluntário (mais detalhes no artigo 18.º do Regulamento do Bolseiro de Investigação e artigo 10.º do Estatuto do Bolseiro de Investigação).
Duração
A duração das bolsas é, em regra, anual, renovável até ao máximo de meses solicitado em candidatura, não podendo ser concedida bolsa por um período inferior a 3 meses consecutivos nem superior a 48 meses.
Sob pena de não admissão da candidatura, na linha específica em ambiente não académico, deve ser assegurado o acolhimento de, pelo menos, 12 meses (seguidos ou interpolados) numa mesma instituição não académica com atividade em Portugal.
No caso de candidatura a bolsa mista, o período do plano de trabalhos que decorra numa instituição estrangeira não pode ser superior a 24 meses.
Como concorrer
As candidaturas e os respetivos documentos de apoio devem ser submetidos eletronicamente, utilizando exclusivamente o formulário disponível em https://myfct.fct.pt/, selecionando a linha de candidatura a que se pretende candidatar.
A candidatura deve ser apresentada em língua portuguesa ou inglesa. Documentos apresentados num idioma diferente não serão tidos em conta para efeitos de avaliação. Sempre que um documento de apoio não seja originalmente emitido numa das línguas admissíveis, é obrigatória a apresentação da sua tradução para português.
Material de apoio
Informação adicional pode ser consultada aqui. O Grupo de Estudantes de Doutoramento do CESAM irá organizar uma sessão de informação exclusiva para candidatos/as com orientadores/as do CESAM. Mais informação será divulgada em breve.