No Dia Internacional das Florestas, destacamos o papel vital da ciência na conservação e gestão sustentável dos nossos ecossistemas florestais.
Em 2025, celebramos as Florestas e os Alimentos, explorando a relação entre as florestas e a fertilidade do solo – um elo essencial para a segurança alimentar e a saúde do planeta. Valorizamos também outros serviços dos ecossistemas florestais, como o armazenamento de carbono e a função de habitat para inúmeras espécies de aves, mamíferos e insetos, essenciais para a preservação da biodiversidade.
No CESAM, transformamos décadas de investigação para encontrar soluções inovadoras para os desafios que as florestas enfrentam. Da semente ao solo, desenvolvemos ideias que unem produção sustentável e competitividade, explorando os mecanismos naturais de defesa das árvores e a sua incrível capacidade de adaptação. Estudamos como as espécies florestais respondem a adversidades como a seca, os incêndios, a erosão dos solos e a interação com agentes patogénicos, abordando a sua plasticidade fisiológica para uma gestão florestal mais responsável e eficaz.
No Cluster de investigação 2 – Funções do Solo, Agricultura e Florestas, vários projetos de investigação focam-se na compreensão dos processos do solo e das suas interações com sistemas agrícolas, florestais e ambientais, com o objetivo de desenvolver soluções sustentáveis que promovam a saúde do solo, a resiliência dos ecossistemas e a utilização eficiente dos recursos. Estes projetos avaliam os impactos das atividades humanas, exploram o papel da biodiversidade do solo, do ciclo de nutrientes e do sequestro de carbono, e desenvolvem práticas inovadoras para enfrentar as alterações climáticas. A investigação integra também dimensões socioeconómicas e promove a colaboração transdisciplinar com stakeholders.
Um dos projetos pioneiros, o CCforBio, investiga os benefícios dos corredores ecológicos em plantações florestais, promovendo a biodiversidade e a resiliência face a ameaças como incêndios e invasoras. Com base na Mata Nacional das Dunas de Quiaios, combina restauro ecológico, deteção remota e análise custo-benefício. A investigação apoia a gestão sustentável dos ecossistemas florestais e reforça o papel do CESAM na conservação e monitorização ambiental.
Mais direcionado para as políticas públicas, o projeto HORIZON EUROPE FORADVISE desenvolverá uma rede europeia de organizações, agentes e redes de consultoria florestal, a fim de apoiar a modernização do sector florestal e avançar em direção aos objetivos políticos nacionais e da União Europeia.
A investigação do CESAM apoia a gestão sustentável das florestas, reforçando a sua conservação e monitorização ambiental. Ao integrar conhecimento científico com ações de gestão prioritária, promovemos a resiliência dos ecossistemas florestais face às alterações climáticas e à ação humana, assegurando a sua valorização e sustentabilidade, em alinhamento com as políticas nacionais e europeias.
Vídeo: No CESAM, laboratório de Biologia Funcional Plantas, ativamos as defesas naturais das plantas com estratégias inovadoras a começar na semente. Fortalecemos a resistência das espécies florestais, como o pinheiro, contribuindo para ecossistemas resilientes e sustentáveis, preparando-os para os desafios futuros.