Coastal Dynamics 2025 realiza-se em Aveiro com coorganização do CESAM

A 10.ª edição da conferência Coastal Dynamics realizar-se-á na Universidade de Aveiro, entre 7 e 11 de abril. A conferência contará com a presença de cerca de 350 especialistas mundiais na área da Dinâmica Costeira, representando 35 países e os cinco continentes.

A Comissão Organizadora Local integra representantes da Universidade de Aveiro (Departamentos de Engenharia Civil, Física e Geociências, das Unidades de Investigação RISCO e CESAM), da Administração do Porto de Aveiro, do Laboratório Nacional de Engenharia Civil e da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

O CESAM está representado na Comissão Organizadora pelo professor Paulo Silva (CESAM/DGEO) e pelo investigador Paulo Baganha (CESAM/DGEO), e na Comissão Científica pelo professor João Miguel Dias (CESAM/DFIS), pela professora Fátima Alves (CESAM/DAO) e pela investigadora Cristina Bernardes (CESAM/DGEO).

Coastal Dynamics é um dos encontros mais importantes para cientistas na área da dinâmica costeira. A 1.ª edição teve lugar em 1994, em Barcelona. Desde então, a conferência realizou-se em Gdansk, Polónia (1995); Plymouth, Reino Unido (1997); Lund, Suécia (2001); Barcelona, Espanha (2005); Tóquio, Japão (2009); Arcachon, França (2013); Helsingør, Dinamarca (2017); e Delft, Países Baixos (2021).

O tema da conferência de 2025 é “Living with a Dynamic Coast”. Serão apresentados trabalhos de investigação recentes sobre a dinâmica e as mudanças dos sistemas costeiros, incluindo observações de campo (remotas e in situ), trabalhos laboratoriais e abordagens numéricas.

A conferência inclui um programa científico completo, complementado por atividades sociais e três visitas técnicas. No primeiro dia, três minicursos abordarão os seguintes temas: Resiliência costeira; Incorporação de dados científicos e do clima na engenharia costeira; e Reabilitação costeira sob o efeito da subida do nível do mar. A conferência contará ainda com duas sessões plenárias, com dois oradores convidados (Bregje van Wesenbeeck e Alec Torres-Freyermuth), uma reflexão sobre o passado, presente e futuro da gestão do litoral português, conduzida pela APA, e a atribuição do Coastal Award, um prémio de reconhecimento mundial atribuído a Andrew Short (Austrália), pelos seus contributos na área.

Durante o evento, terão lugar 38 sessões paralelas, onde serão apresentados 223 trabalhos, complementados por 51 posters. A semana será concluída com a realização de três visitas técnicas aos seguintes locais: Trecho costeiro de Esmoriz-Furadouro e Porto de Aveiro; Sul da Figueira da Foz e respetivo porto;  Reserva Natural de São Jacinto e Ria de Aveiro.

Pode consultar aqui o programa completo da conferência.

Notícia originalmente publicada em: UA Notícias, 2 de abril de 2025.