Conferência ALTERNET 2025 em Aveiro: CESAM promove diálogo entre ciência e políticas de biodiversidade

A Universidade de Aveiro acolheu recentemente uma conferência de destaque no panorama europeu da biodiversidade, organizada pelo CESAM no âmbito da celebração dos 20 anos da rede ALTERNET. Este evento científico de relevo, realizado em maio de 2025, reuniu investigadores, decisores políticos e instituições parceiras para refletir sobre duas décadas de cooperação europeia em biodiversidade e debater os desafios emergentes no interface ciência-política.

Fundada em 2004 como uma rede de excelência com financiamento europeu, a ALTERNET tem vindo a consolidar-se como uma plataforma pan-europeia de instituições científicas que respondem às grandes questões sobre biodiversidade e serviços dos ecossistemas. “A Alternet nasceu graças à Europa, que nos financiou durante cinco anos a partir de 2004. Começámos com 20 a 25 institutos e agora somos 32 membros. Temos atualmente mais de 9.000 investigadores ligados à rede”, afirmou Maurice Hoffmann, membro da direção da Alternet, sublinhando que o caráter pan-europeu e a elevada especialização são os principais trunfos da rede.

A conferência em Aveiro reforçou o papel do CESAM na integração da dimensão marinha nos debates sobre biodiversidade. “Até o CESAM se tornar membro, não tínhamos assim tanto interesse no ambiente marinho. Estávamos muito focados em ambientes terrestres e de água doce. Desde a entrada do CESAM, ganhámos essa nova perspetiva”, acrescentou Hoffmann.

Durante os três dias de evento, discutiram-se temáticas relacionadas com o conceito de Uma Só Saúde, centrando-se na interdependência entre saúde humana, animal e ambiental. Amadeu Soares, diretor do CESAM, destacou que “o conceito de Uma Só Saúde está totalmente alinhado com o CESAM, o que se adequa muito bem ao tema principal da conferência. De facto, no CESAM abordamos os problemas da biodiversidade de uma forma que tem impacto tanto na natureza em si como na população humana”.

Amadeu Soares realçou ainda que “Esta é a nossa missão principal: fazer boa ciência com impacto nas políticas públicas e contribuir para transformações sustentáveis, preservando e utilizando a nossa biodiversidade para a saúde do planeta e, na verdade, para a saúde humana, no espírito do conceito de Uma Só Saúde”.

Jiska van Dijk, presidente do Network Council da Alternet, enalteceu a relevância da colaboração institucional como pilar da rede. “Olhando para os 20 anos da Alternet, penso que o maior feito foi a colaboração — encontrar-nos uns aos outros, desenvolver novos projetos e reforçar a interface entre ciência e políticas públicas”, afirmou, apontando o futuro da rede como um espaço de “rede de redes”, que continuará a expandir parcerias e sinergias interdisciplinares.

A conferência em Aveiro não só celebrou o passado e os marcos alcançados, como também perspetivou os próximos 20 anos de ALTERNET e da ciência da biodiversidade na Europa. As discussões e partilhas reforçaram a importância de alinhar investigação transformativa com as necessidades da sociedade e da formulação de políticas públicas, consolidando a missão da rede: ciência com impacto.