Decorreu nos passados dias 30 e 31 de janeiro, na área transfronteiriça entre Cilleros, Espanha, e Monfortinho, Portugal, a apresentação da plataforma digital de apoio à decisão “VESPRA”, desenvolvida no âmbito do projeto Vulnerable Elements in Spain and Portugal and Risk Assessment.
Num consórcio internacional coordenado pela empresa espanhola Meteogrid, com a Universidade de Aveiro, a ADAI da Universidade de Coimbra, o Instituto Politécnico da Catalunha, a CIM da Beira Baixa, a Junta de Extremadura (Espanha) e a INFOEX, promoveram um exercício LivEx com agentes de proteção civil de ambos os Países, que tiveram oportunidade de testar esta nova ferramenta.
Durante dois dias foram recriadas ocorrências de um incêndio rural transfronteiriço, que provocou um acidente rodoviário com uma cisterna que transportava cloro. Utilizando a plataforma VESPRA, os agentes de proteção civil dos dois países testaram e definiram uma estratégia conjunta de resposta à emergência a esta ocorrência internacional.
A Plataforma VESPRA foi desenvolvida para analisar e avaliar a vulnerabilidade de elementos expostos a diferentes perigos, tais como incêndios rurais, acidentes industriais, incluindo acidentes nucleares e episódios de meteorologia extrema. A ferramenta poderá servir de apoio à decisão, tanto na fase de planeamento, como na fase de resposta à emergência a estes tipos de ocorrências. Este projeto tem o apoio da Comissão Europeia, através do Mecanismo Europeu de Proteção Civil.
Para mais informações:https://vespra.org/