Artigo de aluna de doutoramento do CESAM é destacado na capa de revista científica centenária 

A revista ARDEA, publicada pela associação de ornitólogos Holandeses (NOU) desde 1912, destaca na capa do seu mais recente número o artigo liderado pela Ana Coelho, aluna de doutoramento do CESAM que defendeu recentemente a sua tese (Dezembro de 2023).

Este artigo é um dos resultados do projeto Waders of the Bijagós e revela a variação sazonal na dieta de 8 espécies de limícolas que migram para o arquipélago dos Bijágos e ai passam a sua época não reprodutora. A investigação, demonstra que durante a preparação para as migrações de regresso às áreas de reprodução, na Europa do norte e no ártico, estas espécies alteram a sua dieta de forma mais notória. Tal, pode refletir mudanças na abundância das suas presas ou na sua seletividade por parte das aves, que nessa fase têm de adquirir reservas energéticas substanciais para os voos migratórios.

Link para o artigo: https://ardea.nou.nu/ardea_show_abstract.php?lang=uk&nr=4455

A capa da revista destaca uma das espécie de limícolas mais abundantes nesse arquipélago, o maçarico-galego (Numenius phaeopus), ave que é recordista dos voos migratórios sem paragens na rota migratória do Atlântico Leste, voando de forma contínua milhares de quilómetros entre a Islândia (onde se reproduz) e a África Ocidental onde passa a época não reprodutora. Curiosamente, a mesma equipa de investigadores do CESAM, descobriu recentemente que os juvenis desta espécie fazem estas longas migrações também sem qualquer paragem quando têm apenas cerca de 60 dias de vida. Ao deixarem a Islândia significativamente mais tarde que os adultos, lançam-se, na grande maioria dos casos, por sua conta e risco numa travessia oceânica que não sabem quando irá terminar. 

 Link para este outro artigo: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/ibi.13282