Artigo de Investigador CESAM sobre o impacto do aeroporto do Montijo na avifauna do estuário do Tejo com ampla cobertura na comunicação social

Após a publicação de um estudo na revista científica “Animal Conservation”, liderado por investigadores do CESAM, sobre o maçarico-de-bico-direito (Limosa limosa), numa secção do estuário do Tejo que foi designada como Zona de Proteção Especial (ZPE). O estudo dos nossos investigadores, José Alves e Josh Nightingale (CEAM/DBIO), surge na capa da edição impressa do Público e esteve também presente nas edições impressas do Correio da Manhã, Diário de Notícias e do Jornal de Notícias, bem como, nas edições digitais da CNN Portugal, Observador e SIC Notícias.

Os investigadores CESAM explicam que: “neste estudo foi desenvolvida uma nova metodologia que permite considerar os movimentos dos animais, e aplicá-los aos impactos previstos do Aeroporto do Montijo na avifauna do estuário do Tejo. Os resultados revelaram que os impactos agora estimados são substancialmente superiores aqueles quantificados, inicialmente, pelo Estudo de Impacte Ambiental desenvolvido para esta infraestrutura”.

Leia a reportagem do Público em: Ruído de aeroporto no Montijo terá impacto muito maior do que o previsto na avifauna | Ambiente | PÚBLICO (publico.pt)

Não perca ainda a entrevista de José Alves na SIC em: Construção do aeroporto no Montijo põe em risco maçaricos-de-bico-direito – SIC Notícias (sicnoticias.pt)