O Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM), tal como em anos anteriores, participa em mais uma edição do maior encontro de ciência e tecnologia em Portugal, o Ciência 2023. Este encontro realiza-se de 5 a 7 de julho no campus da Universidade de Aveiro, subordinado ao tema: “Ciência e Oceano para além do horizonte”.
Como refere Elvira Fortunato, Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, “o Ciência 2023 será um marco importantíssimo para todos nós. Pela primeira vez é descentralizado: deixa Lisboa, e vem para Aveiro”. Helena Vieira, investigadora do CESAM/DAO e Comissária do Ciência 2023, assinala ainda a dupla importância desta edição, “É também, pela primeira vez, um encontro temático, com um foco no oceano e águas, nas suas intrínsecas ligações e (…) no papel da ciência em toda a sua plenitude de contributos para conhecermos, explorarmos e, também, protegermos o verdadeiro pulmão deste planeta”.
O CESAM possui uma extensa presença no programa de três dias do evento, seja através dos seus investigadores individuais, seja em sessões por si organizadas. Assim, e de forma contínua ao longo dos três dias, será possível consultar os 40 posters científicos submetidos por investigadores do CESAM e participar nas atividades do CESAM disponíveis na área de demonstrações do recinto do evento.
Destaca-se também a organização, pelo CESAM e pelo Centro de Biotecnologia e Química Fina da Universidade Católica (CBQF), da sessão temática “À descoberta do potencial da economia azul”. Entre as 14:30 e as 16:00 do segundo dia (6 de julho), os investigadores Luís Tarelho (CESAM/DAO), Ana Maria Gomes (CBQF), Ricardo Calado (CESAM/DBIO), Paula Castro (CBQF), Manuela Pintado (CBQF), João Pinto da Costa (CESAM/DQ) irão discutir a biotecnologia azul como motor essencial para substituir as cadeias de valor baseadas em combustíveis fósseis, aumentar os sistemas alimentares circulares e reduzir a poluição.
Nesse mesmo dia (6 de julho), o CESAM estará também representado na sessão noturna e orientada para o público da cidade de Aveiro que decorrerá no Edifício da Reitoria da Universidade de Aveiro. Com o título “Um Oceano de Ciência para todos em Aveiro”, será exibido o documentário “ECOMARE – Investigação e salvamento de espécies marinhas” produzido pela PlaySolutions – Audiovisuais com a coordenação científica do CESAM. Documentário que teve a sua estreia na RTP1 e que foi premiado com a medalha de ouro na categoria “Vida Selvagem – mar e florestas” do Festival Internacional de Cinema de Turismo de Africa (ITFFA). Nessa sessão noturna, os investigadores Ricardo Calado e Ana Hilário (CESAM/DBIO) farão uma apresentação conjunta intitulada “Do fundo do mar ao fundo do prato!”.
Quanto à participação em sessões plenárias, é possível salientar a presença de Luís Menezes Pinheiro, investigador do CESAM/DGEO e Presidente do Comité Português para a Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO, como orador convidado da Sessão Plenária “Governação” (09:00 e 10:30). E no último dia do evento (7 julho), Cristina Pita, investigadora do CESAM/DAO, será também oradora convidada da Sessão Plenária “Alimentação”.
Já quanto à participação em sessões temáticas, a investigadora Sónia Cruz (CESAM/DBIO) estará presente na Sessão Temática “Um Mar de Oportunidades para a Saúde” organizada pela Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (14:30-16:00, dia 7 de julho). E o investigador Ricardo Calado (CESAM/DBIO), já acima referido, participará na Sessão Temática “Emprego e Economia Azul Circular e Sustentável” (11:15-12:45, dia 5 de julho) organizada pelos Laboratórios Colaborativos B2E CoLAB, CoLAB +ATLANTIC, S2Aqua, Greencolab.
Pode aceder a mais informações sobre o evento e ao programa completo, aqui. Pode ainda efetuar a inscrição (gratuita) no evento, aqui.
Texto por: CESAM