O CESAM marcou presença na SINOPORT Ocean Conference 2024, a 5.ª Reunião Anual do Centro Internacional de Investigação Conjunta Portugal-China em Biologia Marinha, que decorreu em Macau nos dias 27 e 28 de novembro. Este evento, coorganizado pela Shanghai Ocean University e pela Universidade do Algarve, contou este ano também com a participação da Universidade de São José de Macau, sendo um marco na cooperação sino-portuguesa, com edições alternadas entre Portugal e a China.
Os principais objetivos do encontro incluem:
- Reforçar a colaboração sino-portuguesa em investigação biológica marinha,
- Facilitar a troca de conhecimentos e avanços científicos entre investigadores chineses e portugueses,
- Promover iniciativas conjuntas em áreas como aquacultura, ecologia marinha e biotecnologia,
- Discutir práticas sustentáveis e inovações na gestão de recursos marinhos, e
- Fortalecer parcerias académicas e fomentar a cooperação internacional nas ciências marinhas.
O coordenador do CESAM, Professor Amadeu Soares, esteve presente no evento, onde realizou uma apresentação oral intitulada «CESAM, oportunidades para cooperação em Investigação, Desenvolvimento e Inovação». Durante a sua intervenção, apresentou as diversas valências do CESAM, na completude da sua transversalidade, com um enfoque particular na área das Ciências do Mar, bem como os inúmeros exemplos de projetos de investigação do CESAM com parcerias Chinesas. De realçar que de entre todos os representantes de Universidades e Unidades de Investigação/Laboratórios associados presentes, o CESAM é a UI/LA com maior número de colaborações científicas com a China.
Além disso, o Professor Amadeu Soares explorou oportunidades em Macau para a empregabilidade de investigadores do CESAM, destacando as condições atrativas das Universidades de Macau, incluindo a Universidade de São José. Macau, com as suas dez instituições de ensino superior, públicas e privadas, é o território com o maior número de publicações científicas per capita no mundo e oferece vagas, abertas quase em contínuo, para docentes/investigadores na área das Ciências Marinhas e Biotecnologia Azul, com condições salariais muito competitivas, bem como acesso a infraestruturas e financiamento para investigação.
Para além da apresentação institucional, a Professora Rosa Freitas, do CESAM/DBIO, convidada pelos organizadores, também realizou uma comunicação oral sobre Ecotoxicologia Marinha, intitulada «Complex Interactions of Rare Earth Elements in Aquatic Ecosystems». Este trabalho é apenas um dos exemplos específicos sobre a relevância da investigação conduzida pelo CESAM em ecossistemas aquáticos, contribuindo para o avanço do conhecimento científico.