A FCT divulgou os resultados provisórios do processo de avaliação internacional das Unidades de I&D, atribuindo ao CESAM a classificação de Excelente. A avaliação incidiu sobre as atividades científicas e tecnológicas desenvolvidas entre 1 de janeiro de 2018 e 31 de dezembro de 2023, bem como sobre os objetivos, estratégia, plano de atividades e estrutura organizacional para o período de 2025 a 2029.
O CESAM, Unidade de Investigação da Universidade de Aveiro (UA), com o estatuto de Laboratório Associado desde 2005 e classificado com a nota máxima de Excelente desde 2014, foi uma das 14 unidades da UA a obter novamente esta distinção no presente exercício de avaliação.
Destacando-se entre todas as que concorreram na área de Ciências e Tecnologias da Terra e do Ambiente, o CESAM foi a única unidade a obter a classificação máxima, alcançando assim a melhor avaliação nacional nesta área. Entre os concorrentes nesta área encontram-se o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR, Universidade do Porto), o Instituto Dom Luiz (Universidade de Lisboa), o Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares (Universidade Nova de Lisboa) e o Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA, Universidade do Algarve). Com uma pontuação global de 15 em 15, o CESAM foi também a Unidade de Investigação nacional mais bem classificada entre aquelas cuja atividade se centra, total ou parcialmente, na área do Mar, mesmo entre as que submeteram a sua candidatura a painéis de avaliação de outras áreas científicas.
«Esta é a primeira vez que o CESAM é avaliado com a pontuação máxima em todos os critérios. Este resultado consolida e valida as opções estratégicas que temos vindo a adotar e demonstra a qualidade internacional de toda a nossa equipa. Com a ambição de nos afirmarmos como um centro de excelência internacional em ciências do ambiente e do mar, esta avaliação representa um importante estímulo e reconhecimento na prossecução da nossa missão: promover uma investigação transdisciplinar e transformadora que responda aos desafios ambientais e marinhos, abrangendo as interações entre atmosfera, solos, rios, águas de transição e oceano», afirma o Diretor do CESAM, Professor Amadeu Soares.
Através de investigação fundamental e aplicada, o CESAM desenvolve soluções sustentáveis para a gestão e conservação dos recursos naturais e da biodiversidade, promovendo o bem-estar dos ecossistemas e da humanidade. Adotando a abordagem Uma Só Saúde — que reconhece a interligação entre a saúde humana, animal e ambiental, tendo em conta os processos de mudança global — o CESAM contribui ativamente para a formulação de políticas públicas e para o apoio à tomada de decisão.
A Cuidar do Futuro.
