O maior encontro de ciência e tecnologia em Portugal, o Ciência 2023, está a decorrer no campus da Universidade de Aveiro desde o dia 5 de julho e estende-se até ao próximo dia 7. A edição de 2023 está subordinada ao tema: “Ciência e Oceano para além do horizonte” e o Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM), tal como em anos anteriores, participa ativamente neste encontro.
Como referiu na sessão de abertura, Helena Vieira, investigadora do CESAM/DAO e comissária do Ciência 2023, este encontro nacional, além de ser o primeiro que não acontece em Lisboa, é o primeiro que centra numa temática específica, incentivando a comunidade científica a construir soluções “para uma sociedade mais justa, mais azul e mais verde”.
Têm sido dias intensos de atividade, com uma extensa participação da comunidade de investigadores do CESAM. Não sendo possível enumerar todos os investigadores individuais, destaca-se a sessão temática “À descoberta do potencial da economia azul”, organizada pelo CESAM e pelo Centro de Biotecnologia e Química Fina da Universidade Católica (CBQF). Com a moderação de Amadeu Soares, Coordenador Científico do CESAM, e Manuela Pintado, investigadora do CBQF foi discutido o papel da biotecnologia azul como motor essencial para substituir as cadeias de valor baseadas em combustíveis fósseis, aumentar os sistemas alimentares circulares e reduzir a poluição.
Ainda nesse dia, o CESAM esteve também representado na sessão noturna do Ciência 2023 que decorreu no Edifício da Reitoria da Universidade de Aveiro. Com o título “Um Oceano de Ciência para todos em Aveiro”, foi exibido o documentário “ECOMARE – Investigação e salvamento de espécies marinhas” produzido pela PlaySolutions – Audiovisuais com a coordenação científica do CESAM. Documentário que teve a sua estreia na RTP1 e que foi premiado com a medalha de ouro na categoria “Vida Selvagem – mar e florestas” do Festival Internacional de Cinema de Turismo de Africa (ITFFA). Nessa mesma sessão noturna, os investigadores Ricardo Calado e Ana Hilário (CESAM/DBIO) fizeram uma apresentação conjunta intitulada “Do fundo do mar ao fundo do prato!”.
Pode conhecer todo o programa aqui.
Texto por: CESAM