Conselho Geral da Universidade de Aveiro visitou CESAM 

Na passada terça-feira (27 de junho), o Conselho Geral da UA visitou o CESAM. A visita foi composta por uma reunião, no formato clássico, entre os membros do Conselho Geral e o Coordenador Científico do CESAM, onde foi feita uma apresentação das atividades do CESAM e os conselheiros tiveram a oportunidade de solicitar os seus esclarecimentos.  

Após o momento de reunião presencial, os membros do Conselho Geral tiveram ainda a oportunidade de visitar os laboratórios do CESAM do piso 3 do edifício 3, onde foram recebidos pelos responsáveis de cada laboratório, que foi seguida de uma deslocação e visita ao ECOMARE (laboratório para a inovação e sustentabilidade dos recursos biológicos marinhos da Universidade de Aveiro), na zona do porto de Aveiro, Gafanha da Nazaré. Neste último, o Conselho Geral foi recebido pelos investigadores Ricardo Calado e Catarina Eira (CESAM/DBIO), responsáveis pelo Centro de Extensão e de Pesquisa em Aquacultura e Mar (CEPAM) e pelo Centro de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (CPRAM), respetivamente. 

De acordo com o Prof. Amadeu Soares, esta visita foi bastante útil para todos, tendo sido de grande utilidade para dar a conhecer aos membros, internos e externos, do Conselho Geral a qualidade e diversidade das atividades do CESAM, bem como para deixar algumas sugestões que podem ser consideradas no âmbito do exercício da revisão dos estatutos da Universidade de Aveiro. 

O Conselho Geral da Universidade de Aveiro é o órgão responsável por eleger o Reitor, aprovar os planos estratégicos de médio prazo e o plano de ação para o quadriénio do mandato do Reitor, bem como as linhas gerais de orientação da Universidade, nos planos científico, pedagógico, financeiro e patrimonial.  

Este é composto por 19 membros: dez representantes dos professores e investigadores; três estudantes; um representante do pessoal técnico, administrativo e de gestão; e ainda cinco personalidades externas de reconhecido mérito, não pertencentes à Universidade de Aveiro, e com conhecimentos e experiência relevantes para esta. 

Texto por: CESAM