Bolsas de pós-doutoramento Marie Skłodowska-Curie

11/09/2024

As bolsas do programa Marie Skłodowska-Curie Actions Postdoctoral Fellowships (MSCA-PF) valorizam o potencial inovador dos investigadores em pós-doutoramento que pretendam adquirir novas competências através da formação avançada e da mobilidade internacional, interdisciplinar e intersectorial. As MSCA-PF estão abertas a investigadores de qualquer nacionalidade.

As ações MSCA são extremamente prestigiadas e têm um elevado impacto positivo na carreira dos investigadores.

Os/as candidatos/as não podem ter residido ou exercido a sua atividade principal (trabalho, estudos, etc.) no país da Instituição de acolhimento que escolham durante mais de 12 meses nos 36 meses imediatamente anteriores ao prazo do concurso. Além disso, na data limite do convite, os investigadores devem ter um máximo de 8 anos de experiência equivalente a tempo inteiro em investigação, contados a partir da data em que o investigador obteve o grau de doutor. Os anos de experiência fora da investigação e as interrupções de carreira (por exemplo, devido a licença parental) serão considerados para extensão deste período.

Existem 2 tipos de Bolsas de pós-doutoramento: i) European PF: para investigadores que se deslocam dentro da Europa ou que vêm para a Europa de outra parte do mundo para prosseguir a carreira de investigação; A bolsa tem duração entre 1 e 2 anos; ii) Global PF: para investigadores que pretendem mobilidade para fora da Europa. A bolsa tem uma duração de 2 a 3 anos, dos quais os primeiros 1 a 2 anos serão passados num país terceiro não associado, seguidos de uma fase de regresso obrigatória de 1 ano a uma organização sediada num Estado-Membro da UE ou num país associado ao Horizonte Europa. Apenas os candidatos nacionais ou residentes de longa duração dos Estados-Membros da UE ou dos países associados ao Horizonte Europa podem candidatar-se.

Ambos os tipos de bolsas podem também incluir destacamentos de curta duração em qualquer parte do mundo durante o período de bolsa (exceto durante a fase de regresso de uma Global PF).

O concurso MSCA-PF num widening country (no qual Portugal se inclui) concretiza-se em duas oportunidades de financiamento:

  1. A primeira oportunidade é através do financiamento do mecanismo MSCA;
  2. Se a candidatura ultrapassar o patamar de qualidade, mas não for financiada pelo mecanismo MSCA, é automaticamente elegível para a ERA Fellowship call(sendo apenas necessário manifestar essa intenção através de um ‘tick’ no formulário de candidatura original).

No CESAM estão a decorrer dois projetos MSCA-PF: Improving detection of marine transmissible cancers e SO-TOX – Source and toxicological profile of airborne particles in an african megacity. Existem igualmente, ex-membros do CESAM com MSCA-PF que estão a trabalhar em instituições de acolhimento estrangeiras (e.g. Extremophile cyanobacteria as life supporters for Mars colonization).

Mais informações sobre o processo de candidatura podem ser obtidas no EU Funding & Tender Portal aqui (tópico: HORIZON-MSCA-2024-PF-01-01). Se quiser concorrer, aconselhamos a consulta de resumos de candidaturas (principalmente na área de investigação em que trabalha) aqui.

Se concorrer, entre em contacto connosco (cesam-gesciencia@ua.pt).