Candidaturas abertas: Marie Skłodowska-Curie Actions – Doctoral Networks

27/11/2024

As ações MSCA Doctoral Networks (MSCA-DN) visam formar doutorandos empreendedores, inovadores e resilientes, capazes de enfrentar os desafios atuais e futuros e de converter conhecimentos e ideias em produtos e serviços para benefício económico e social. As MSCA-DN permitem que os programas de doutoramento formem doutorandos no meio académico e noutros sectores, incluindo a indústria e as empresas. O presente convite tem um orçamento de 608,6 M€.

Data limite: 27 de novembro 2024

O esquema MSCA-DN tem três modalidades:

Redes de Doutoramento (DN) – Esta modalidade visa alcançar os objetivos do regime de financiamento das MSCA-DN, nomeadamente, promover a colaboração internacional, interdisciplinar e intersectorial na formação doutoral, e formar excelentes candidatos/as a doutoramento para aumentar a criatividade e a inovação na Europa e não só.

Doutoramento Industrial (DN-ID) – Nesta modalidade, para além das componentes nucleares do MSC-DN, os/as doutorandos/as são supervisionados/as conjuntamente por organizações académicas e não académicas. Uma destas organizações deve estar habilitada a conceder o grau de doutor. Através do envolvimento de ambos os sectores no processo de formação, os investigadores podem adquirir aptidões e competências que melhor se adaptam às necessidades dos sectores público e privado. Os projetos deste tipo devem ainda cumprir todas as características únicas das MSCA-DN, como mencionado abaixo. Os/As candidatos/as a doutoramento que participem neste programa devem passar pelo menos 50% do seu tempo no sector não académico.

Doutoramento conjunto (DN-JD) – Para além de cumprir todos os objetivos das MSCA-DN, esta modalidade visa a atribuição de graus de doutoramento conjuntos, duplos ou múltiplos. Aos/Às candidatos/as a doutoramento ao abrigo deste tipo será atribuído um grau de doutoramento conjunto (diploma único emitido por, pelo menos, duas instituições de ensino superior oficialmente reconhecidas) ou duplo/múltiplo (dois ou mais diplomas nacionais separados emitidos por duas ou mais instituições de ensino superior oficialmente reconhecidas). Pelo menos dois dos beneficiários com direito à atribuição de um grau de doutoramento devem pertencer a um dos Estados Membro ou Países Associados da União Europeia.

O consórcio deve incluir pelo menos três entidades jurídicas independentes, cada uma estabelecida num Estado-Membro da UE ou num país associado ao Horizonte Europa diferente, podendo também participar outras organizações de qualquer país do mundo. Aplicam-se condições específicas aos doutoramentos industriais e conjuntos.

As ações MSCA-DN devem explorar as complementaridades entre as organizações participantes e promover a partilha de conhecimentos e as atividades de ligação em rede, por exemplo através da organização de workshops e conferências. As atividades de formação propostas devem responder a necessidades bem identificadas em várias áreas de I&I, com referências adequadas a domínios inter e multidisciplinares, e seguir os princípios da UE para a formação doutoral inovadora. Devem centrar-se principalmente no desenvolvimento de novos conhecimentos científicos através de investigação original em projetos personalizados.

O destacamento (secondment) intersectorial de investigadores para outras organizações participantes, incluindo em países terceiros, é incentivado quando relevante, viável e benéfico para os investigadores e em consonância com os objetivos do projeto. Tal aumentará a empregabilidade dos investigadores fora do meio académico.

As redes de doutoramento devem desenvolver módulos de formação, incluindo módulos digitais, que incidam em aptidões e competências transversais a todos os domínios e que promovam a cultura da ciência aberta, a inovação e o empreendedorismo, a boa conduta científica e a integridade da investigação. Em especial, as redes de doutoramento devem preparar adequadamente os doutorandos para uma maior colaboração na investigação e para a partilha de informações possibilitada pelas novas tecnologias (digitais) (p.e., ferramentas de colaboração, acesso aberto a publicações e a outros resultados da investigação, incluindo dados, gestão de dados FAIR, participação da sociedade e ciência cidadã, etc.).

O projeto INCLUE: From waste to resource: Training young researchers on developing innovative, circular solutions for wastewater treatment sludge é um exemplo de uma MSCA-DN em curso que conta com a participação do CESAM no consórcio.

Mais informações e candidaturas podem ser encontradas no EU Funding & Tender Portal (tópico: HORIZON-MSCA-2024-DN-01-01). Se quiser candidatar-se, deve analisar o resumo das candidaturas premiadas (na sua área de investigação) aqui.

No caso de estar a pensar em apresentar uma candidatura, entre em contacto connosco (cesam-gesciencia@ua.pt).