Marie Skłodowska-Curie COFUND

26/09/2024

O programa Co-funding of regional, national and international programmes (COFUND) apoiam programas de doutoramento novos ou existentes e programas de bolsas de pós-doutoramento nos Estados-Membros da UE ou nos países associados ao Horizonte Europa, com o objetivo de disseminar as melhores práticas das Ações Marie Skłodowska-Curie.

Data limite: 26 de setembro de 2024

Tipos de acções

Existem dois tipos de ações abrangidos pelo COFUND: i) Programas Doutorais: atividades de formação em investigação que permitem aos/às candidatos/as a doutoramento desenvolver e ampliar as aptidões e competências, conduzindo à obtenção do grau de doutor; ii) Programas de Pós-Doutoramento: bolsas individuais de formação avançada em investigação e de desenvolvimento de carreira para investigadores pós-doutorados.

Áreas

Os programas propostos podem abranger quaisquer disciplinas de investigação (“bottom-up”), mas, excecionalmente, podem também centrar-se em disciplinas específicas, nomeadamente quando os programas se baseiam em estratégias nacionais ou regionais de investigação e inovação para uma especialização inteligente (estratégias “RIS3”). Neste caso, as disciplinas abrangidas devem permitir uma flexibilidade razoável para os investigadores definirem o tópico de interesse. As sinergias de financiamento com os fundos da política de coesão e do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) são fortemente encorajadas.

Duração dos projectos

Os projectos COFUND devem ter uma duração máxima de cinco anos (normalmente 36 a 60 meses) e devem recrutar, pelo menos, 3 investigadores.

Como funciona

Os projetos COFUND são uma ação mono-beneficiária, o que significa que quem implementa a ação através do recrutamento de investigadores recebe o apoio financeiro do único beneficiário.

O financiamento dos projetos ajuda as organizações de acolhimento a cobrir, por cada investigador apoiado um montante fixo (montante COFUND) equivalente ao salário mínimo que os investigadores devem receber e, se aplicável, um subsídio de licença de longa duração e um subsídio para necessidades especiais.

Investigadores/as envolvidos/as em projectos COFUND

Podem ser de qualquer nacionalidade (nacionais ou residentes de longa duração de um Estado-Membro da UE ou de um país associado ao programa Horizonte Europa, no caso de a parte principal de uma bolsa de pós-doutoramento ser realizada num país terceiro não associado). São apoiados/as durante um período mínimo de 3 meses e devem cumprir as regras de mobilidade: não podem ter residido ou exercido a sua atividade principal (trabalho, estudos, etc.) no país da organização de recrutamento ou do parceiro de execução durante mais de 12 meses nos 36 meses imediatamente anteriores ao prazo do convite à apresentação de propostas do programa cofinanciado. Podem efetuar destacamentos de curta duração.

No caso específico dos Programas Doutorais, os/as investigadores/as não podem ter um grau de doutoramento e têm que estar inscritos/as num programa doutoral durante o projeto.

Nos Programas de Pós-Doutoramento, os/as investigadores/as devem ter o grau de Doutor. Os/as investigadores/as não devem estar empregados/as de forma permanente pela organização que os acolhe.

Informações de apoio

Mais informações sobre o processo de candidatura podem ser obtidas no EU Funding & Tender Portal (tópico: HORIZON-MSCA-2024-COFUND-01-01). Se quiser concorrer, aconselhamos a consulta de resumos de candidaturas (principalmente na área de investigação em que trabalha) aqui. Um exemplo que pode consultar é o projeto Career development of international talents of the energy research fields in the Iberian Peninsula, no qual a UA participa.

Se estiver interessado em concorrer, pedimos que entre em contacto connosco (cesam-gesciencia@ua.pt).