Mecanismo de financiamento Hop-On do programa Horizonte Europa

26/09/2024

No âmbito do programa “Widening participation and strengthening the European Research Area” do Horizonte Europa, o mecanismo Hop-On abre portas para entidades legais de países com baixo desempenho em I&D, como Portugal, se juntarem a ações colaborativas de I&D em curso.

Data limite: 26 de setembro 2024

O mecanismo de financiamento Hop-On (HORIZON-WIDERA-2023-ACCESS-06-01) visa melhorar a inclusão de países com baixo desempenho em I&D (países widening)no programa Horizonte Europa, integrando projetos em curso no âmbito do Pilar 2 e do EIC Pathfinder deste programa.

Os principais critérios de seleção para este mecanismo são a excelência científica e o valor acrescentado do parceiro do país widening, que tem que apresentar uma tarefa adicional relevante no projeto.

Chama-se a atenção para o seguinte: um projeto apenas é elegível para o mecanismo Hop-On, se consórcio existente não incluir um parceiro widening (por favor, leia a nota final para ficar a conhecer os países widening). Além disso, todos os parceiros do consórcio têm que concordar com a inclusão do novo parceiro e a relevância e complementaridade de I&D do novo parceiro têm que ser inequivocamente demonstradas. São esperados resultados a diferentes níveis:

– Ao nível do sistema: mobilização da excelência nos países widening, aumento da visibilidade dos participantes de países widening, melhoria da circulação de conhecimentos e aumento da participação de países widening em domínios temáticos específicos;

– Ao nível da organização: participação em consórcios fechados pré-existentes, melhoria da excelência da I&D das instituições de países widening em áreas específicas, ampliação do alcance das ações de I&D dos participantes e acesso a novos talentos;

– Ao nível do beneficiário: aquisição de novas competências para trabalhar em projetos internacionais, incluindo gestão da investigação e comunicação, disseminação e exploração de resultados.

Se financiado, haverá um aumento do orçamento do projeto para o novo parceiro e para o coordenador – taxa de coordenação com valor máximo igual a 10% do orçamento do parceiro widening. A Comissão Europeia estima que uma contribuição da UE entre 100 000 € e 600 000 € permite obter os resultados supracitados. Note-se que estes valores são indicativos, não impedindo a aprovação de propostas com orçamentos diferentes.

Projetos relevantes para este mecanismo de financiamento podem ser encontrados no conjunto dos 135 novos projetos que começaram recentemente nas áreas da alimentação, bioeconomia, recursos naturais, agricultura e meio ambiente (cluster 6 do Pilar 2 do Programa Horizonte Europa).

A Universidade de Aveiro já beneficia deste mecanismo de financiamento com a aprovação de um projeto e está, atualmente, a finalizar os procedimentos administrativos para outro que foi submetido por uma investigadora do CESAM.

Mais informações podem ser encontradas no Funding & Tender Portal aqui. Se quiser candidatar-se, pode assistir às gravações do info day sobre o programa “Widening participation and strengthening the European Research Areaaqui e consultar o Programa para 2023-2024  aqui.

Caso esteja a pensar submeter uma candidatura, agradecemos que entre em contacto connosco (cesam-gesciencia@ua.pt).

NOTA: Como definido no regulamento do Horizonte Europa, os países widening incluem Bulgária, Croácia, Chipre, República Checa, Estónia, Grécia, Hungria, Letónia, Lituânia, Malta, Polónia, Portugal, Roménia, Eslováquia e Eslovénia. Os países widening Associados (sob condição de um acordo de associação) são: Albânia, Arménia, Bósnia e Herzegovina, Ilhas Faroé, Geórgia, Kosovo, Moldávia, Montenegro, Marrocos, Macedónia do Norte, Sérvia, Tunísia, Turquia e Ucrânia. As regiões ultraperiféricas widening são: Guadalupe, Guiana Francesa, Martinica, Reunião, Mayotte, São Martinho, Açores, Madeira e Ilhas Canárias.