Bolsa para visitas de curta duração para fazer investigação na Antártida

31/08/2024

O Comité Científico para a Investigação Antárctica (Scientific Committee on Antarctic ResearchSCAR) abriu um programa de bolsas de estudo para visitas de curta duração (1-4 semanas) noutros países membros do SCAR. Os investigadores terão a oportunidade de receber um prémio individual até 5 000 USD.

O SCAR tem como objetivo iniciar, desenvolver e coordenar a investigação científica internacional de alta qualidade na região Antárctica (incluindo o Oceano Antártico) e sobre o papel da região Antárctica no sistema terrestre.

Para se candidatar ao programa SCAR Visiting Scholar os investigadores, com mais de cinco anos após obtenção do doutoramento, devem começar por contactar a instituição para onde pretendem ir, a fim de garantir o apoio desta. A instituição de acolhimento deve pertencer ou ser gerida por um dos países membros do SCAR e deve ser de um país diferente i) do cargo atual do/a candidato/a e ii) da origem do/a candidato/a (embora este último possa ser dispensado por decisão do Comité de Seleção).

Estas bolsas de curta duração são concedidos a indivíduos com base em critérios competitivos, permitindo aos/às candidatos/as selecionados/as contribuir com a sua experiência para o reforço da capacidade de investigação de países com programas de investigação Antárctica mais pequenos ou menos desenvolvidos. O objetivo final desta iniciativa é promover a criação de capacidades nos países de acolhimento e de origem e desenvolver ligações e parcerias a longo prazo que conduzam a avanços na investigação Antárctica.

Para a candidatura são necessários os documentos:

1 – Documento de proposta – Descrição de uma página da visita proposta

2 – CV do/a candidato/a.

3 – Formulário – a preencher pelo candidato.

Nota: O/A candidato/a deve ter o Documento de Proposta e o CV prontos a carregar antes de iniciar o processo de candidatura e, opcionalmente, uma imagem de retrato para ser utilizada no anúncio dos/as candidatos/as selecionados/as.

Mais informações aqui.