De 23 a 25 de abril, a conferência internacional inaugural RethinkBlue foi realizada, facilitada pela Ação COST da UE CA22122 – Rethinking the Blue Economy: Impactos e Oportunidades Socioecológicas. O evento, apoiado pela COST – Cooperação Europeia em Ciência e Tecnologia, pela Universidade de Zadar e pela Fundação Croata de Ciências, serviu como um fórum para investigadores e especialistas explorarem as múltiplas dimensões da Economia Azul.
Ao longo da conferência, os participantes debateram acerca de aspetos sociais, ambientais e económicos no âmbito da Economia Azul. Os tópicos do debate abrangeram as ocupações marítimas, segurança alimentar, consumo azul sustentável, cidades portuárias, comunidades costeiras, governança das pescas, turismo marinho, atividades emergentes, alterações climáticas e riscos ambientais.
Cristina Pita (CESAM/DAO) desempenha um papel fundamental nesta Ação COST como membro do Comité de Gestão e, também, como líder do Grupo de Trabalho “Segurança Alimentar e Consumo Azul Sustentável”.
Informações adicionais sobre esta Ação COST podem ser encontradas aqui e aqui.
(Texto por: Tânia Barros)