Cristina Esteves (CESAM/DBIO) participa no programa “Cientista Regressa à Escola” da Native Scientists

Este ano letivo Cristina Esteves (CESAM/DBio) teve oportunidade de regressar à escola onde completou o 1º ciclo do ensino básico, nos Açores, através do programa “Cientista Regressa à Escola”.

Este programa é promovido pela organização “Native Scientists” e tem como objetivo levar cientistas de volta à escola da sua infância, para realizarem oficinas de ciência com crianças. Os participantes recebem formação em comunicação de ciência para crianças, apoio para desenvolverem as oficinas e têm as despesas de deslocação e materiais cobertas.

Sobre a sua experiência nesta iniciativa, Cristina Esteves refere que “a participação num projeto como o “Cientista regressa à escola” tem uma dupla gratificação. Trabalhar com crianças é naturalmente difícil, mas também muito recompensador: é o público mais curioso e perspicaz, com perguntas sempre muito pertinentes nas quais, muitas vezes, nunca tinha pensado. Mas também é um público que (ainda) se deslumbra com as maravilhas da ciência. Por outro lado, regressar à vila onde cresci, traz recordações muito boas.
Não posso deixar de agradecer à Native Scientists a oportunidade de ter participado neste projeto e em especial à Joana Bordalo por todo o seu profissionalismo sempre regado por uma enorme simpatia, à Câmara Municipal de Vila Franca do Campo e à Secretaria Regional da Ciência e Tecnologia, sem as quais não teria sido possível “regressar à escola”.

Desde o ano de 2022, já regressaram às suas escolas 42 cientistas, sendo que a Universidade de Aveiro é parceira do programa desde o ano letivo de 2022/23. As inscrições para os cientistas interessados em participar podem ser feitas no site do programa. Para ser elegível, basta fazer investigação em qualquer área do conhecimento e ter frequentado o 1º ciclo do Ensino Básico em Portugal.

Este programa é uma oportunidade para aproximar a ciência das crianças e despertar o interesse pelos temas científicos desde cedo, contribuindo para uma maior valorização da educação científica no nosso país.

Para mais informações sobre o programa: joana.bordalo@nativescientist.com

Texto baseado em: notícias UA com o contributo de Cristina Esteves