Davide Gamboa, Investigador do CESAM e professor no DGEO da Universidade de Aveiro, é o novo delegado de Portugal para o ECORD Science Support and Advisory Committee (ESSAC). O ECORD – European Consortium of Ocean Research Drilling – é a entidade responsável pela gestão da infraestrutura europeia integrada no programa internacional IODP (International Ocean Drilling Programme), que recentemente iniciou a sua nova fase, o IODP3.
O ESSAC desempenha um papel crucial na coordenação e no planeamento científico-tecnológico, visando maximizar a contribuição da Europa para o IODP. Este programa internacional de investigação marinha tem como objetivo explorar a história e a dinâmica da Terra, utilizando plataformas de investigação oceânicas para recuperar dados registados nos sedimentos e rochas do fundo do mar, bem como monitorizar os ambientes abaixo da superfície do oceano.
O IODP3 depende de infraestruturas financiadas por dois fornecedores de plataformas, com contribuições financeiras de várias agências parceiras. Juntas, essas entidades representam 16 países, cujos cientistas são selecionados para integrar as expedições de investigação do IODP3, realizadas nos oceanos de todo o mundo, e para projetos de investigação de grande escala utilizando arquivos de perfuração oceânica (Scientific Projects using Ocean Drilling Archives – SPARCs).
A nomeação de Davide Gamboa para o cargo de delegado do ESSAC surge como uma oportunidade para fortalecer ainda mais a colaboração científica entre Portugal e a comunidade internacional envolvida no IODP3, em sintonia com a missão do CESAM de promover soluções inovadoras para os desafios ambientais e marinhos.
