O projeto-piloto CARE (Citizen Arenas for improved environmental quality & resources use in SMART-ER cities) financiado no âmbito de fundos do projeto “ECIU University Research Institute for Smart European Regions”, reúne seis parceiros do Consórcio Europeu de Universidades Inovadoras – ECIU.
Algumas das atividades deste projeto, sob responsabilidade da equipa da Universidade de Aveiro (UA), já se iniciaram. Esta equipa é composta por membros do CESAM (Roberto Martins – coordenador local, Daniela Figueiredo e Vera Rodrigues), CICECO (Cláudia Nunes), DIGIMEDIA (Mónica Aresta e Pedro Beça) e LAQV-REQUIMTE (Elisabete Coelho e Manuel Coimbra).
Até ao momento o projeto mobilizou quase 100 estudantes e docentes de duas escolas da Comunidade Intermunicipal de Aveiro, nomeadamente a Escola Secundária de Vagos e Escola Básica João Afonso de Aveiro. As atividades têm-se centrado na componente de biodiversidade e, muito em breve, na qualidade do ar e água, gestão e reaproveitamento de resíduos alimentares e elaboração de conteúdos digitais, em prol da sensibilização dos cidadãos os desafios ambientais atuais e tomada de consciência e participação ativa numa gestão eficiente e inteligente dos recursos nas cidades e regiões do SMART-ER.
Os seis parceiros do Consórcio Europeu de Universidades Inovadoras – ECIU são: Dublin City University (DCU, Irlanda; coordenador), Universidade de Aveiro, Institut National des Sciences Appliquées de Toulouse (INSA; França), Kaunas University of Technology (KTU, Lituânia), Linköping University (LiU, Suécia) e Universitat Autònoma de Barcelona (UAB, Espanha).
O projecto SMART-ER recebeu financiamento do programa de investigação e inovação Horizon 2020 da União Europeia ao abrigo do acordo de subvenção n.º 101016888.
Para aceder à notícia no Notícias UA online clique aqui
Para aceder ao website do projeto clique aqui
Créditos foto: Roberto Martins