Oceanografia Física e Geologia Marinha (POMG)

Coordenador
Palavras Chave
  • Acústica submarina
  • Dinâmica do Ecossistema Ibérico de Afloramento
  • Dinâmica estuarina e trocas oceano-estuarinas
  • Erosão costeira e dinâmica sedimentar
  • Processos geológicos marinhos e recursos minerais
  • Validação de Modelos Climáticos

O grupo de investigação POMG tem competências multidisciplinares na monitorização e modelação numérica de processos físicos e geológicos, a diversas escalas espaciais, desde as zonas costeiras ao mar profundo, abordando problemas ambientais na perspetiva das alterações climáticas e de necessidades sociais.

As atividades de investigação principais focam-se no estudo dos processos hidrodinâmicos, desde a larga escala (Atlântico N), ao ecossistema ibérico de afloramento, a estuários e zonas costeiras, e sua interação com a atmosfera. Os problemas-chave abordados pretendem compreender os mecanismos de circulação em mar aberto e circulação costeira com ênfase nas ligações entre os dois, e compreender os problemas de dispersão larvar e conectividade. Estudos extensivos de sistemas estuarinos ao longo da costa Ibérica estão a ser desenvolvidos, contemplando as interações físico-biológicas e o desenvolvimento de técnicas de monitorização inovadoras e de modelação avançada para avaliação da sustentabilidade do ambiente costeiro. Observações e modelação da agitação marítima e do transporte de sedimentos na zona costeira são também desenvolvidos em ligação estreita com a morfodinâmica do litoral A modelação da evolução dos sistemas costeiros, a médio e longo termo, aumenta o detalhe das projeções dos modelos climáticos globais, sendo os estudos de validação desses modelos uma das atividades realizadas pelo POMG. Uma componente de investigação em acústica submarina que inclui o uso de modelos numéricos para o estudo da propagação a escala global no oceano do som de baixa frequência gerado por eventos naturais e de origem antropogénica integra também as competências do grupo POMG.

A investigação realizada em processos geológicos costeiros e do mar profundo, em recursos minerais e energéticos, contempla a componente dos riscos e dos seus impactos em ecossistemas e em populações. A investigação nos riscos geológicos foca-se na erosão e no recuo da linha de costa, e na caracterização de áreas com um risco sísmico elevado. A investigação em recursos minerais marinhos e energéticos inclui a exploração de areias e cascalhos da plataforma continental, nódulos e crostas polimetálicas ricas em Cobalto, hidrocarbonetos (petróleo, gás e hidratos gasosos), e a avaliação de impactos das atividades de exploração/dragagem ao largo da costa.

equipa