Helena Vieira (CESAM/DAO) colabora na Produção de Recomendações para Políticas Públicas na Economia Azul

Helena Vieira, investigadora do CESAM/DAO e ERA Chair Holder do Projeto BESIDE, participou, a convite da CAA – Comissão do Arco Atlântico (cujo parceiro nacional é a CCDR-LVT), no processo de produção de recomendações para políticas públicas voltadas para a promoção de um ecossistema de inovação na Economia Azul.

Estas recomendações têm como objetivo impulsionar o crescimento de startups e pequenas e médias empresas (PMEs) na área atlântica, proporcionando-lhes maior acesso a financiamento, promovendo a diversidade de género no setor e removendo barreiras legislativas à inovação.

De acordo com a investigadora, “o convite para participar enquanto membro da Academia, representando a Universidade de Aveiro (CESAM/DAO), mas também como especialista Europeia em Economia Azul é um privilégio que acarinho especialmente, pois demonstra que cada vez mais a ciência é chamada à mesa das decisões importantes. É com prazer que vejo que os contributos que forneci foram incorporados neste documento, nomeadamente no que diz respeito a sectores emergentes como os da Bioeconomia azul. Relevo ainda os contributos veiculados na necessidade da promoção da circularidade e sustentabilidade no desenho de programas de financiamento público e de apoio ao desenvolvimento da economia azul e ainda na absoluta necessidade de fomentar a inovação produtiva e transformadora dos setores mais tradicionais, pilares da economia azul e que não devem ser descurados nesta transformação da dupla transição Europeia.

O trabalho desenvolvido visa fortalecer o cenário de inovação na região atlântica, especialmente nas áreas relacionadas com a economia azul, como a digitalização dos portos e da aquicultura, as energias renováveis oceânicas ou ainda a biotecnologia azul,  e culminou na produção de um documento que elenca um conjunto de recomendações de políticas públicas aos decisores da União Europeia para tornar o ecossistema de inovação atlântico mais robusto, dinâmico e interligado. As recomendações apresentadas baseiam-se na experiência do projeto Europeu FAN-BEST, em encontros com agentes de inovação na área atlântica e partes interessadas envolvidas em projetos de inovação azul atlântica.

O projeto FAN-BEST é um projeto INTERREG da Área Atlântica, que começou em janeiro de 2019 e se estendeu até 30 de junho de 2023. Este projeto centrou-se na transferência de resultados de investigação para PMEs da Área Atlântica relacionadas aos setores da Economia Azul, graças ao estabelecimento ou alavancagem de uma rede de agentes que atuam como financiadores e orientadores para Start-ups e PMEs.

Sobre a Comissão do Arco do Atlântico saiba mais aqui.

Texto por: CESAM em colaboração com Helena Vieira