A 11.ª edição da Cimeira Mundial dos Oceanos (World Ocean Summit), um evento do Economist, regressou à FIL, Lisboa, de 11 a 13 de março, para fomentar a partilha de informação e o desenvolvimento de ações na transição para uma economia oceânica sustentável.
Helena Vieira, investigadora do CESAM, Universidade de Aveiro, e ERA Chair do projeto BESIDE, participou como oradora convidada no painel “How can research, technology and innovation come together to restore ocean health?”, que decorreu no dia 11 de março, às 17h10. Esta sessão discutiu por que é difícil promover a colaboração e implementar soluções multi-stakeholder para um oceano sustentável, e como a mais recente investigação e tecnologia podem contribuir para uma economia circular.
Sendo uma investigadora especialista em inovação em bioeconomia azul sustentável e liderando uma equipa de investigadores e estudantes que desenvolvem conhecimento científico no campo mais amplo da Economia Ambiental e dos Recursos Naturais, Helena espera alavancar ainda mais a posição e experiência do CESAM nesta área e demonstrar como a ciência pode impactar a tomada de decisões estratégicas para os decisores políticos e para as indústrias que visam mudar o paradigma social do desenvolvimento sustentável.
O World Ocean Summit é um evento anual de referência, do grupo Economist, que reúne representantes governamentais, decisores políticos nacionais e internacionais, empresários e financeiros, membros da sociedade civil e da academia. Com mais de 200 oradores de toda a comunidade global dos oceanos e mais de 1.500 participantes, o evento oferece uma excelente plataforma para networking, brainstorming e apresentação de soluções práticas para empresas e organizações que trabalham no restauro da saúde dos oceanos.
A agenda de 2024 centra-se na saúde dos oceanos, nas estratégias industriais para acelerar a economia oceânica sustentável e nas soluções oceano-clima.