IIº Workshop do projeto SPRINT: Transição para uma proteção fitossanitária mais sustentável

No passado dia 29 de fevereiro, realizou-se no CESAM – Universidade de Aveiro o IIº workshop do projeto europeu SPRINT, dedicado à Transição para uma proteção fitossanitária mais sustentável. O projeto, coordenado nacionalmente por uma equipa do CESAM-UA, visa propor caminhos de transição para uma proteção vegetal mais sustentável, fornecer recomendações de políticas e desenvolver uma agenda de investigação sobre proteção vegetal sustentável.
Com a participação de 25 atores representando diversos setores da cadeia de produção agrícola, incluindo produtores, governança, fabricantes de agroquímicos, produtores de sementes, investigadores, associações de agricultores e cooperativas, o workshop teve como objetivo identificar abordagens e estratégias para reduzir a dependência de pesticidas sintéticos.
O foco das discussões foi direcionado para duas visões principais: a redução do uso de pesticidas sintéticos em 50%, em linha com as metas do Green Deal, e a eliminação total do seu uso. Num ambiente participativo, as discussões foram extremamente produtivas, identificando o caminho e gerando soluções para alcançar uma agricultura mais sustentável, com menor dependência em pesticidas sintéticos.