O biólogo Carlos Fonseca, do CESAM/DBIO, foi um dos peritos que contribuiu para o Plano de Intervenção para a Floresta 2025-2050. O documento, já apresentado pelo Governo, aponta uma estratégia de intervenção visando criar e potenciar o valor da floresta, aumentando a produtividade e o rendimento dos produtores florestais.
O Plano de Intervenção para a Floresta 2025-2050 assenta nos pilares da valorização, resiliência, propriedade e governança. Este documento, resultante de uma resolução do Conselho de Ministros de 27 de setembro, foi desenvolvido sob a coordenação do Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, em articulação com outras áreas governativas.
Segundo o professor e investigador Carlos Fonseca, o plano visa criar valor na floresta através do aumento da produtividade, do uso múltiplo e do rendimento dos produtores florestais, que também passa pelos produtos florestais não lenhosos. No âmbito da resiliência aos incêndios, prevê-se o reforço das equipas de investigação de crimes de fogo rural, bem como a ampliação dos recursos da Secretaria de Estado das Florestas para essa finalidade. Além disso, a redução da carga combustível será promovida através da pastorícia e outras atividades, sendo complementada pela monitorização e controlo de espécies invasoras, a valorização do arvoredo autóctone e o fortalecimento do programa de sapadores florestais.
O plano inclui ainda o reforço da intervenção das autarquias, Comunidades Intermunicipais e organizações de produtores florestais na gestão de combustíveis. Prevê-se também a beneficiação e manutenção da rede viária florestal, essencial para facilitar o combate a incêndios e a mobilidade dos agentes florestais.
Outro ponto relevante é a proposta de revisão da legislação, permitindo ao Estado intervir de forma mais célere em propriedades privadas para ações de gestão de combustíveis. Estas medidas visam uma floresta mais sustentável, economicamente viável, garantindo a sua preservação e valorização a longo prazo.
Notícia publicada originalmente em: UA Notícias de 26 março 2025